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VW Golf 7 usado ainda é muito bom, mas câmbio DSG dá dor de cabeça

Bonito, seguro, bem equipado e gostoso de dirigir: o hatch alemão continua sendo a referência no segmento dos médios

Por Felipe Bitu
21 abr 2023, 12h30
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  • Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
    Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Os hatches médios podem até ter saído de moda, mas o VW Golf continua sendo uma ótima opção para quem busca um carro confortável, bem construído e com dirigibilidade suave e esportiva.

    Importado da Alemanha em 2013, a sétima geração sacudiu o segmento nas versões Highline (1.4 de 140 cv) e GTI (2.0 de 220 cv), ambas turbinadas, com injeção direta e câmbio automatizado DSG de dupla embreagem (7 marchas na Highline e 6 na GTI).

     

    Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
    Aerofólio em cima, extrator embaixo: forma e função (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Mais barata, a Highline oferecia ainda um câmbio manual de 6 marchas. Destaque em todos era a suspensão traseira multilink, que melhorou muito a precisão e resposta dinâmica do Golf sem comprometer o conforto.

    O generoso pacote de itens de série incluía ar bizona, ESP, freio de mão elétrico com Auto Hold e piloto automático.

    Porta-malas comporta até 313 litros de bagagem
    Porta-malas comporta até 313 litros de bagagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Com airbags frontais, laterais, de cortina e para joelhos do motorista, ele foi o primeiro a receber 5 estrelas (adultos e crianças) no Latin NCAP.

    A Highline tinha três pacotes: Elegance (navegação, chave presencial e roda de aro 17), Exclusive (couro, xenônio e DRL de leds) e Premium (banco do motorista elétrico e detector de cansaço).

    Volkswagen Golf GTI
    Extrator de ar do GTI abriga duas saídas de escape independentes e funcionais (Marco de Bari/Quatro Rodas)

     

     

    Havia ainda teto solar para Highline e GTI. Meses depois, veio a versão Comfortline, com ar convencional e sem piloto nem DRL.

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    O primeiro downgrade do Golf foi na linha 2015, vinda do México: perdeu o freio elétrico. Em 2016, ele era fabricado no Brasil, com mais perdas.

    Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
    Qualidade geral da cabine aproxima o Golf os VW de luxo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A Comfortline ganhou o 1.6 MSI (recém descontinuado) flex e aspirado, de 110/120 cv, com perda sensível de torque. A Highline manteve o 1.4 TSI, que virou flex e subiu a 150 cv.

    Câmbio com conversor de torque e freio de mão por alavanca: involuções da nacionalização
    Câmbio com conversor de torque e freio de mão por alavanca: involuções da nacionalização (Christian Castanho)

    Ambas perdiam o câmbio DSG e o multilink, substituídos por um automático convencional de 6 marchas e pelo eixo de torção. Só a GTI não mudou. Mas o acabamento interno do Golf continuou superior ao dos rivais.

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    Evite a Comfortline 1.6 MSI: a linha 2017 trouxe um 1.0 TSI mais potente e econômico, desde que o dono não se incomode com o câmbio manual de 6 marchas.

    Evite também a versão esportiva e híbrida GTE, importada apenas no final de 2019 como modelo 2020. A questão é que apenas 99 unidades foram importadas e, encalhadas nas lojas, cerca de 60 delas foram vendidas para locadoras. E agora estão encalhadas nas lojas de seminovos dessas locadoras.

    A combinação do motor 1.4 turbo a gasolina de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque e outro elétrico de 102 cv e 33,6 kgfm resulta em 204 cv e 35,7 kgfm. A bateria de íon-litio de 380V tem potência nominal de 8,8 kWh (6,9 kWh efetivo) e pode ser recarregada em até 3h45 em um carregador doméstico, incluso no carro. Em nosso teste fez até 40 km/l.

    Usados: Golf (7ª geração)
    Com 116/125 cv, o 1.0 TSI anda mais que o 1.6 MSI (João Mantovani/Quatro Rodas)

    A única coisa que destoa no Golf é o atendimento da rede: abaixo do exigido pelo carro, como mostrou nosso teste de Longa Duração.

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    Principais defeitos do VW Golf 

    Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
    Câmbio automatizado DSG de dupla embreagem traz sete marchas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Transmissão – Apesar do ruído elevado, o câmbio DSG não tem problemas crônicos desde que não tenha sido submetido a mau uso. Na dúvida, consulte um especialista.

    Pneus – Procure por bolhas nos modelos equipados com rodas de 17 polegadas. O desgaste irregular pode indicar problemas de alinhamento. Os Golf com suspensão multilink também exigem alinhamento do eixo traseiro.

    Teto solar – Verifique se ele abre e fecha suave e silenciosamente. Estalos e trancos são indícios de sujeira ou lubrificação incorreta no mecanismo dos trilhos. Sinais de oxidação e mofo no forro do teto indicam provável infiltração de água.

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    Mostradores têm leitura agradável
    Mostradores têm leitura agradável (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Recall 1 – Uma falha na bomba de combustível dos modelos produzidos entre dezembro de 2013 e maio de 2014 pode fazer com que o motor não dê a partida ou desligue em movimento, com risco de acidente. O recall engloba as unidades com chassis de EW215493 a EW400754.

    Recall 2 – No GTI foi constatada falha na vedação da galeria de combustível, defeito que pode provocar incêndio devido ao vazamento de combustível. A convocação abrange o modelo 2015 com chassis de FM031273 a FM049246.

    Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
    Quem viaja atrás tem saída de ar-condicionado dedicada (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    O que eu adoro – “O acabamento é excepcional: o interior não faz barulho mesmo após anos de uso. Ótimo desempenho e uma dirigibilidade excelente: gostoso de dirigir, tem suspensão macia na medida certa e ótima em curvas.”

    O que eu odeio – “A rede autorizada costuma não dar manutenção adequada, forçando o cliente a retornar várias vezes para resolver o mesmo problema. Sem dúvida é necessário mais treinamento específico sobre o produto.”

    Nós dissemos

    Usados: Golf (7ª geração)

    Fevereiro de 2016 – “Ao volante, o motor 1.6 não desaponta, apesar de não ter a mesma vitalidade do 1.4 TSI. Garante respostas imediatas ao acelerador e potência suficiente para ultrapassagens, mesmo em altas velocidades (…). Mas a sensação de menor agilidade se dá principalmente pela falta do turbo.”

     

    PREÇO MÉDIO DOS VW GOLF USADOS (KBB)

    Modelo 2014 2015 2016 2017 2018 2019
    Comfortline 1.4 TSI manual R$ 74.100 R$ 76.150
    Comfortline 1.4 TSI DSG
    R$ 76.000
    R$ 79.300
    Comfortline 1.6 MSI manual R$ 75.200
    R$ 76.160
    R$ 76.400
    Comfortline 1.6 MSI automático
    R$ 78.720
    Comfortline 1.0 TSI manual
    R$ 81.900
    Comfortline 1.0 TSI automático
    R$ 97.590
    Highline 1.4 TSI DSG R$ 82.889
    R$ 91.000
    Highline 1.4 TSI automático R$ 94.000 R$ 114.000 R$ 126.398
    Highline 1.4 TSI manual R$ 87.000 R$ 84.961 R$ 96.000 R$ 109.900
    GTI 2.0 TSI DSG R$ 127.700
    R$ 135.395
    R$ 144.754
    R$ 155.500
    R$ 197.247
    R$ 214.085
    GTE 1.4 TSI DSG
    R$ 209.000
    Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI
    Logo VW invade o capô: DNA dos projetos mais novos da marca (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Preço das peças do VW Golf

    Peças Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 1.526 R$ 2.800
    Farol completo (cada um) R$ 1.763 R$ 1.500
    Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 696 R$ 210
    Disco de freio (par dianteiro) R$ 3.184 R$ 420
    Amortecedores R$ 5.260 R$ 2.400
    Kit de embreagem R$ 3.184 R$ 4.000

    Pense também em um…

    Ford Focus (3ª geração):

    Ford Focus 1.6S 2014
    Ford Focus 1.6S de 3ª geração (Acervo/Quatro Rodas)

    Apresentado em 2013, o Focus vem bem equipado desde as versões mais simples e tem suspensões com acerto mais rígido que o do Golf, além de uma direção mais firme e direta. Esse perfil mais esportivo combina bem com o motor 1.6 flex de 131/135 cv e melhor ainda com 2.0 de injeção direta, com 175/178 cv.

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