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Você ignoraria o câmbio Powershift para ter um Ford Focus?

Com comportamento dinâmico apurado, sedã e hatch são excelentes opções para quem deseja um carro médio rápido e bem equipado

Por Felipe Bitu
Atualizado em 22 set 2024, 14h42 - Publicado em 22 set 2024, 08h58
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  • Focus Sedan, da Ford, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas.
    Este Focus estreou em 2013 e ganhou facelift em 2015 (Acervo/Quatro Rodas)

    Sim, o Ford Focus de terceira geração (lançada em 2013) é carro para quem gosta de carro. Pode não ter o melhor desempenho nem o menor consumo, mas conquistou uma legião de fãs pelo rodar confortável e pelas ótimas reações para quem gosta de dirigir.

    O mais aceito é o hatch na versão de topo, Titanium, com motor Duratec DirectFlex 2.0 de 178 cv. Com injeção direta, traz bons 22,1 mkgf e usa câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift e controle de estabilidade (ESP).

    Focus Sedan, da Ford, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Agrada pelo bom nível de equipamentos: airbags de cortina, partida sem chave, retrovisor interno fotocrômico, apoio de braço no banco traseiro, luzes de cortesia com leds e multimídia Sync com tela de 8 polegadas, comandos de voz e câmera traseira.

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    Mais completo é o Titanium com o pacote Plus:  acrescenta faróis de xenônio, luzes diurnas de led, faróis auxiliares em curva, teto solar, banco do motorista elétrico, sistema auxiliar de estacionamento e espelhos com aquecimento e rebatimento elétrico.

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    Focus Sedan, da Ford, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Menos equipada, a versão SE também é queridinha do público: airbags frontais e laterais, faróis de neblina, sensores de ré, bancos de couro, piloto automático e sensor de pressão dos pneus. Dispõe ainda do pacote Plus (o ar digital bizona é de série).

    Painel do Focus Titanium Plus 2.0 AT, da Ford, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    A versão SE também tem excelente liquidez com o motor Sigma TiVCT de 1,6 litro, também bicombustível. Dotado de comandos variáveis, rende 135 cv e 16,7 mkgf, ligado ao câmbio manual de cinco marchas ou Powershift de seis.

    O interior do Focus Titanium Plus 2.0 AT, da Ford, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)
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    A versão menos atraente é a S, que perde os airbags laterais. É equipada com freios ABS, cintos de três pontos para todos, Isofix, retrovisores com piscas, computador de bordo e sistema de som Sync com MP3, Bluetooth e comandos por voz.

    O interior do Focus Titanium Plus 2.0 AT, da Ford, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Reestilizada, a linha 2016 é substancialmente mais cara tanto pelo visual igual ao do zero-km (que muito em breve sairá de linha) quanto por novos itens, como a frenagem autônoma (na versão Titanium Plus).

    Focus Titanium Plus 2.0 AT, da Ford, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.

    O sedã recebeu o nome Fastback, a versão S deixou de ser oferecida e o câmbio Powershift tornou-se exclusivo dos motores Duratec 2.0.

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    Focus Titanium Plus 2.0 AT, da Ford, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Comum a todos os Focus é o acerto primoroso da suspensão, aliado à direção suave e precisa. Esse grau de refinamento dinâmico basta para explicar a legião de entusiastas que o modelo conquistou e manteve ao longo de três gerações em quase 20 anos.

    Motor do Focus Sedan, da Ford, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    A grande oferta do Focus no mercado de usados pode ser explicada em parte pelo pós-venda, notório pela demora ou incapacidade de solucionar problemas como o do câmbio Powershift. Isso, mesmo depois que a Ford aumentou a garantia do seu câmbio de dupla embreagem para 10 anos. O Procon, inclusive, multou a Ford em R$ 10 milhões por não honrar a garantia do câmbio.

    Por isso é muito fácil encontrar o modelo por valores muito abaixo da tabela e a variação de preço entre carros manuais e automáticos praticamente não existe. A revenda também é complicada: multimarcas e concessionárias não costumam aceitar os Focus Powershift como entrada no pagamento de outro carro.

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    Problemas e defeitos do Ford Focus

    Focus Sedan, da Ford, automóvel testado pela Revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Acabamento internoÉ um dos pontos mais fracos do modelo: repleto de plásticos duros, com textura grosseira e peças mal encaixadas. O alto nível de ruído interno pode ser indício de carro muito rodado que teve a hodômetro adulterado.

    Câmbio PowershiftApresentou várias falhas: superaquecimento, trepidação, ruídos anormais e desgaste precoce da embreagem dupla. A Ford admitiu todas elas, fez reparos gratuitos e estendeu a garantia do câmbio por dez anos ou 240.000 km. Esse prazo começou a vencer em 2023.

    DireçãoRuídos anormais são provocados quase sempre por folgas na coluna e caixa de direção, o que resulta na substituição desses componentes. O problema é maior em veículos que rodam em pisos irregulares.

    Injeção diretaCombustível adulterado compromete seu funcionamento. Verifique se o funcionamento do motor é linear em todas as rotações e se o painel não acusa falhas em retomadas: é o primeiro indício de problema na bomba de alta pressão.

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    Teto solarVeja se há marcas de oxidação ou cheiro de mofo no forro, sinais claros de infiltração de água. Funcionamento regular
    e silencioso é sinônimo de teto bem cuidado.

    Recalls –  Foram só dois: problemas nos parafusos de fixação dos bancos dianteiros e traseiro e na mangueira de combustível.

    Teto solar do Focus Titanium Plus 2.0 AT, da Ford, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    O que eu adoro

    “O acerto de suspensão beira a perfeição: há um compromisso perfeito entre conforto, segurança e prazer em dirigir. Porta-malas, de 316 litros, é o maior da categoria e o desenho arrojado ainda atrai.”

    O que eu odeio

    “O motor 1.6 16V é econômico, mas tem desempenho apenas aceitável. E apesar de funcionar bem, o câmbio Powershift limita a aceitação do Focus no mercado: quase ninguém aceita na troca por outro modelo.”

    Nós dissemos

    teste Ford Focus
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Outubro de 2013“Sistemas como o da suspensão, embora conservem as estruturas originais, ganharam novos materiais, mais leves e rígidos. A maior novidade, no entanto, está sob o capô: o motor 2.0 Duratec DirectFlex é o primeiro motor flex do mundo com injeção direta de combustível, e já vem sem sistema auxiliar de partida a frio.”

    Pense também em um…

    Cruze
    Sedã foi reestilizado em 2020, adotando o visual da versão norte-americana (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Chevrolet Cruze 2ª geração Na versão hatch ou sedã, ele agrada quem procura um rodar mais confortável e um ambiente interno mais requintado. Outra virtude é o alto rendimento do motor 1.4. Com turbo e injeção direta, ele apresenta melhor desempenho e menor consumo quando comparado aos motores do Focus.

    Preços médios dos Ford Focus usados

    Modelo

    2014 2015 2016 2017 2018 2019
    Hatch S/SE/SE Plus 1.6 R$ 46.109 R$ 49.645 R$ 56.600 R$ 58.900 R$ 64.300 R$ 67.200
    Hatch S/SE/SE Plus 1.6 Powershift R$ 47.700 R$ 50.900 R$ 57.500
    Hatch SE/SE Plus 2.0 Powershift R$ 50.000 R$ 52.800 R$ 57.300 R$ 62.700 R$ 66.576 R$ 68.786
    Hatch Titanium/Titanium Plus 2.0 R$ 54.100 R$ 56.700 R$ 61.700 R$ 68.000 R$ 75.500 R$ 79.900
    Sedan S 1.6 R$ 49.600 R$ 51.600
    Sedan S 1.6 Powershift R$ 51.000 R$ 53.300
    Sedan S 2.0 Powershift R$ 51.500 R$ 54.500
    Sedan SE 1.6 R$ 50.400 R$ 51.300
    Sedan SE/SE Plus 2.0 Powershift R$ 52.400 R$ 55.000 R$ 56.935 R$ 62.000 R$ 64.500 R$ 70.000
    Sedan Titanium/ Plus 2.0 Powershift R$ 54.800 R$ 56.400 R$ 63.000 R$ 70.584 R$ 74.500 R$ 79.600

    Preços das peças do Ford Focus

    Peças  Original Paralelo
    Para-choque dianteiro 2.422 599
    Farol completo (cada um) 2.228 890
    Disco de freio (par dianteiro) 250 300
    Pastilhas de freio (par dianteiro) 150 120
    Amortecedores (os quatro) 2.280 1.730
    kit de embreagem 1.348 600

     

     

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