Esta é a segunda vez que a Toyota Fielder é abordada nesta seção: a primeira foi em dezembro de 2007, quando muitas ainda estavam na garantia de três anos. Agora falamos de uma perua que deixou de ser produzida há quase 16 anos e cuja grande maioria se encontra com centenas de milhares de quilômetros rodados.
Vale lembrar que ela compartilha com o Toyota Corolla a fama de robustez e confiabilidade, amparada por uma rede autorizada conhecida pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados, mesmo após a garantia.
A grande oferta de peças (originais ou paralelas) e a relativa simplicidade mecânica colaboram para que ela também seja muito bem avaliada por oficinas independentes. Por isso é muito comum encontrar uma Fielder em ótimo estado, mesmo após vários anos de bons serviços prestados.
Medindo 8 cm a menos que o sedã, ela traz o mesmo espaço interno, capaz de acomodar três adultos no confortável banco traseiro reclinável. Os 26 litros a menos no porta-malas (411 litros) são compensados pela praticidade da grande tampa traseira.
Os 26 litros a menos no porta-malas (411 litros) são compensados pela praticidade da grande tampa traseira.
Entre a linha 2005 e 2007, a Fielder só tinha uma versão (sem nome) e um opcional, o câmbio automático de quatro marchas, que casava bem com o motor 1.8 com comando variável de 136 cv.
Oferecia ar, airbags frontais, ABS, rodas de liga, CD player e trio elétrico, mas pecava pela falta de computador de bordo e piloto automático. Em 2006, os faróis de neblina passaram a ser de série.
Exclusiva para o modelo 2007, a esportivada Fielder S (450 unidades) vinha na cor preta, com defletores dianteiro e traseiro, saias laterais e itens pintados na cor cinza.
A linha 2008 trouxe o motor flex (136 cv com gasolina ou álcool) e a versão SE-G, com computador de bordo, limpador automático, couro e ar digital. A antiga versão viraria XEi.
Seja qual for o modelo, o fato é que a quase extinção das peruas fez com que muitos se tornassem fãs da Fielder, o que facilita a vida de quem procura um veículo familiar barato, com a manutenção em dia e apto a rodar por mais uns bons anos.
Problemas e defeitos da Toyota Fielder
Cabeçote – O motor 1ZZFE não utiliza tuchos hidráulicos e, por isso, a folga das válvulas deve ser verificada a cada 20.000 km, com ajuste obrigatório aos 60.000 km. Fumaça no escapamento indica falha nos retentores de válvula.
Câmbio – O desgaste das juntas tripoides provoca vibração nas rodas dianteiras mesmo após o balanceamento. O ideal é substituir o semieixo completo.
Suspensão – É um de seus pontos fortes e, por isso, quase sempre negligenciado: amortecedores com vazamentos e coifas rasgadas não são bom sinal. Ruídos anormais podem ser provocados pelo desgaste de buchas e batentes.
Para-lama – A maioria perdeu o acabamento interno original, de plástico frágil, que se rompe facilmente. Sua presença é um sinal de zelo do proprietário, pois evita o acúmulo de detritos e o barulho em alta velocidade.
Câmbio automático – O fluido deve ser checado aos 40.000 km, além da troca do filtro e da limpeza dos ímãs que retêm a limalha. Abra o olho, pois o custo de reparo total da caixa pode superar os R$ 6.000.
Megarrecall Takata – Veja se o veículo pesquisado tem o airbag do passageiro que pode lançar fragmentos ao se abrir.
Opinião do dono
Nome: Ana Carolina Parisi Absalonsen
Idade: 35 anos
Profissão: médica veterinária
Cidade: São Bernardo do Campo (SP)
O que eu adoro: “a posição de dirigir alta agrada muito: grande visibilidade para um carro de passeio. O motor é excelente: forte, potente, robusto e muito econômico. O acabamento interno é simples, mas de boa qualidade.”
O que eu odeio: “a suspensão poderia ser um pouco mais alta: tanto o assoalho quanto a traseira raspam facilmente com apenas quatro ocupantes. E a direção esterça pouco, exigindo muitas manobras em garagens.”
Quanto valem as Toyota Fielder usadas (KBB)
Modelo | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 |
---|---|---|---|---|
Fielder XEI 1.8 16V flex manual | R$ 32.181 | R$ 32.000 | R$ 34.995 |
R$ 38.500
|
Fielder XEI 1.8 16V flex aut. |
R$ 33.900
|
R$ 36.000
|
R$ 39.000
|
R$ 39.900
|
Fielder SEG 1.8 16V flex aut. | – | – | – |
R$ 45.900
|
Fielder S 1.8 16V gasolina manual | – | – | R$ 38.750 | – |
Fielder S 1.8 16V gasolina aut. | – | – |
R$ 39.000
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– |
Preço das peças da Toyota Fielder
Original | Paralelo | |
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Para-choque (dianteiro) | R$ 791 | R$ 300 |
Farol (cada um) | R$ 1.076 | R$ 250 |
Discos de freio (par) | R$ 570 | R$ 300 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 315 | R$ 280 |
Amortecedores (quatro) | R$ 1.740 | R$ 1.500 |
Embreagem | R$ 1.528 | R$ 980 |