Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Renault Fluence usado é francês com motor japonês e custa R$ 35.000

Espaçoso, bem equipado e eficiente, ele reuniu as melhores virtudes das escolas de sedãs francesa e japonesa

Por Felipe Bitu
Atualizado em 29 dez 2023, 12h18 - Publicado em 29 dez 2023, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renault Fluence
    Preços partem de R$ 35.100 pela tabela KBB (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Apresentado em 2010, o Renault Fluence foi o sedã que consolidou a Renault no segmento dos sedãs médios, feito notável dada a pouca aceitação do antecessor, Mégane. Para isso foi preciso oferecer muitos itens de série, bom rendimento, espaço interno e um pouco mais de personalidade.

    Publicidade

    Parte desse sucesso se deve à miscigenação das culturas francesa e japonesa: sob o capô do Fluence estava o confiável motor Nissan flex 2.0 (do Sentra), de 140/143 cv. Os câmbios também vieram dele: manual de seis marchas ou CVT, com modo sequencial simulando seis marchas que o Nissan não tinha.

    Publicidade
    Renault Fluence
    Com seu porta-malas de 530 litros, o Fluence servia bem às famílias (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Melhores versões do Renault Fluence

    Começou com duas versões: a Dynamique tinha ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, ar bizona, computador de bordo, sensores de chuva e faróis, som com CD/MP3/Bluetooth e faróis de neblina.

    enchente_29.jpg
    Renault Fluence Dynamique (Acervo/Quatro Rodas)

    Entre os opcionais, teto solar e bancos de couro. A Privilège adicionava bancos de couro, controle de estabilidade, GPS Tom-Tom, sensores de ré, piloto automático, rodas de aro 17, retrovisores com rebatimento elétrico, som Arkamys e câmbio CVT. Teto solar e faróis de xenônio eram opcionais.

    Publicidade
    Renault Fluence Dynamique
    O GPS era de série apenas na versão mais cara, a Privilège (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O entre-eixos de 2,7 metros resultava em bom espaço atrás, que trazia difusores de ar. O bom porta-malas de 530 litros fazia dele um ótimo sedã familiar, mas o Fluence ganharia um toque esportivo em 2012: o Fluence GT rendia 180 cv com turbo e câmbio manual, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 8 s e atingir 220 km/h.

    Renault Fluence GT
    Pedais de alumínio e apliques piano black nas portas da versão GT e GT Line (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Era caracterizado pelas saias laterais, aerofólio traseiro e rodas de aro 17. Oferecido em três cores (preto, branco e vermelho), tinha volante de couro, câmbio manual de seis marchas e pedais de alumínio. Os itens de série eram os mesmos da versão Privilège, mais teto solar e xenônio.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Renault Fluence GT
    Fluence traz bancos de couro preto com costura e logotipo GT vermelhos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A reestilização veio em 2014, sob a nova identidade Renault, com logotipo maior sobre a grade, junto com o Fluence Dynamique Plus, com CVT, couro e central multimídia.

    Renault Fluence
    Renault Fluence atualizado para 2014 (Acervo/Quatro Rodas)

    Descontinuado em 2015, o Renault Fluence GT cedeu o posto em 2016 ao GT Line, que era só um Dynamique com para-choques exclusivos, saias laterais e aerofólio. O mais curioso é que a versão esportiva de verdade hoje vale menos do que a GT Line no mercado.

    Publicidade
    Renault Fluence
    Esta é a versão Dynamique. Na Privilège há leds nas lanternas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A partir de 2015, a gama de versões do Renault Fluence foi reduzindo ano após ano, até 2018: antes de sair de linha, restavam apenas as versões Dynamique Plus e Privilege.

    O patinho feio é o Expression, de 2012, dedicado a taxistas e frotas de empresas. Não chega a ser um carro ruim, mas é limitado pelo motor Renault 1.6 16V de 110/115 cv e pelo câmbio manual de cinco marchas.

    Publicidade

    Problemas e defeitos do Renault Fluence

    Renault Fluence
    Seu motor 2.0 vinha do primo Nissan Sentra (Arquivo/Quatro Rodas)

    Sonda lambda: Falhas na aceleração, marcha lenta oscilante e estouros no escape podem indicar problemas nas sondas lambda – uma antes e outra depois do catalisador. A avaria é quase sempre indicada no painel de instrumentos.

    Continua após a publicidade

    Ruídos internos: Problema abordado pela QUATRO RODAS em agosto de 2013, a principal causa é uma falha na solda da junção da coluna central com o assoalho, provocando estalos incômodos. Certifique-se de que o defeito já foi resolvido dentro do período de garantia.

    Teto solar: Deve abrir e fechar de maneira suave e silenciosa para não forçar o sistema de acionamento elétrico. Trancos e estalos são provocados por sujeira nos trilhos ou falta de lubrificação. Procure também por sinais de oxidação na pintura e mofo na forração do teto, indícios claros de infiltração.

    Suspensão: Vale a pena verificar o estado de buchas, bieletas e batentes dos amortecedores: uma revisão geral pode facilmente ultrapassar os R$ 3.000.

    Rodas: Nas versões equipadas com rodas de aro 17, verifique em uma loja especializada se elas não estão empenadas. Dependendo do estado do conjunto, peça um desconto.

    Renault Fluence
    Bancos de couro eram opcionais na versão Dynamique (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Renault Fluence

    Continua após a publicidade

    A voz do dono de Fluence

    Nome: Reginaldo Antonio dos Santos
    Idade: 36 anos
    Profissão: engenheiro mecânico
    Cidade: Campinas (SP)

    O que eu adoro

    “Espaçoso, design sóbrio, motor 2.0 e câmbio CVT funcionam em perfeita harmonia. Faz 13 km/l na estrada e tem um comportamento dinâmico muito bom. O pós-venda também superou a expectativa.”

    O que eu odeio

    “A transmissão CVT às vezes demora um pouco para reagir ao kickdown e é um tanto barulhenta em altas velocidades. O acabamento já apresenta alguns rangidos no painel e coluna central.”

    Renault Fluence Dynamique
    Porta-malas leva 530 litros de bagagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Quanto valem os Renault Fluence usados (KBB)

    Modelo 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018
    1.6 Expression Manual
    R$ 37.500
    R$ 39.500
    R$ 42.500
    R$ 43.900
    2.0 Dynamique Manual R$ 35.100
    R$ 39.115
    R$ 37.900
    R$ 43.000
    R$ 47.567
    R$ 51.959
     –
    2.0 Dynamique CVT R$ 39.000
    R$ 41.000
    R$ 41.500
    R$ 45.650
    R$ 48.565
    R$ 52.595
    R$ 59.225
    2.0 Dynamique Plus CVT
    R$ 49.595
    R$ 50.000
    R$ 53.900
    R$ 59.934
    R$ 61.500
    2.0 Privilege CVT R$ 39.500
    R$ 40.500
    R$ 46.250
    R$ 47.719
    R$ 59.500
    R$ 60.000
    R$ 68.000
    R$ 75.900
    2.0 GT Line
    R$ 51.900
    R$ 52.500
    R$ 54.900
    R$ 62.900
     –
    2.0 GT
    R$ 48.500
    R$ 50.595
    R$ 54.857
    R$ 55.041

    Preço das peças

    Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) 1.799 550
    Farol (cada um) 2.515 1.700
    Pastilhas de freio (par diant.) 418 340
    Discos de freio (par diant.) 394 310
    Amortecedores 2.130 1.790
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.