Volvo terá mais dois elétricos até 2026, incluindo sedã e versão do XC60
Volvo EX60 será o primeiro a adotar a nova plataforma modular da marca e sedã ES90 está confirmado para 2025
O plano original da Volvo era ter somente carros elétricos em 2030. Faltava lançar apenas a versão elétrica do Volvo XC60, seu carro mais importante. Bem, o inédito EX60 está quase pronto para ser lançado e o inédito sedã ES90 também está a caminho, a diferença é que o XC60 híbrido seguirá em produção até 2040.
Com o EX90 finalmente nas lojas, depois de ter atrasado um ano por conta de problemas de software, a Volvo começou a falar sobre o EX60. Esperado para 2026, o SUV médio elétrico será o primeiro carro a utilizar a nova plataforma SPA3, uma evolução da arquiteutra SPA2 do EX90 com diversos avanços.
Em entrevista à revista Autocar, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, Anders Bell, disse que é “um grande passo de uma perspectiva mecânica, mas de uma perspectiva de software de eletrônicos, é uma clara evolução. Todo o trabalho que estamos colocando no EX90 irão diretamente também para os carros SPA3. É basicamente o mesmo software. A SPA3 é desenvolvida desde o começo para ser muito mais escalável, em tamanho e preço, mas também em volume.”
Vice-CEO da Volvo, Björn Annwall ressalta o quanto este projeto é importante. “Eu chamaria o XC60 como o coração do portfólio de modelos da Volvo; está bem no meio dele e é nosso carro mais vendido. É um carro fantástico, e um que muitas pessoas estão esperando receber uma opção totalmente elétrica. Então será um dia que você vai ver uma grande mudança na eletrificação.”
A nova plataforma é modular o suficiente para ser usada do pequeno EX30 ao enorme EX90, atendendo todos os segmentos e preparada para usar a mesma tecnologia básica – algo importante para a Volvo, pois resolverá problemas nesta área.
Também será o primeiro carro a utilizar uma “megafundição”, passando a produzir peças ao colocar metal fundido em moldes. Isto permite que diversas partes da plataforma saiam prontas da prensa, ao invés de fazer peças separadas e junta-las com parafusos ou solda. É um processo semelhante ao da “Giga Prensa” da Tesla e que a Toyota está trabalhando para adotar no futuro.
A adoção desta técnica de manufatura ajudará o EX60 de diversas maneiras. Usando o assoalho como exemplo, a Volvo afirma que usaria 100 peças a menos, com 84% menos pontos de solda e peso 50% menor. Com menos peças, isto reduzirá os custos de produção, ajudando o SUV a ter um preço mais próximo de sua variante com motor a combustão.
Assim como foi com o XC40 e XC90, o EX60 não vai retirar o XC60 de linha. O utilitário receberá uma reestilização para mantê-lo relevante por mais uma década, com motor a gasolina combinado a um sistema híbrido plug-in.
O EX60 ficou para 2026 pois, em março do ano que vem, será a vez do ES90, a versão elétrica do sedã S90. Terá muitos itens vindos do EX90, obviamente com outra carroceria.
O sedã já aparece no site da Volvo na Suécia e ganhou um teaser, mostrando uma carroceria bem esguia, com janelas pequenos e maçanetas retráties. Continua com um caimento do teto bem alongado terminando em uma traseira arredondada. O três-volumes poderá ser o último modelo com a plataforma SP2, caso a Volvo não esteja pensando em lançar uma perua EV90 ainda em 2025.