Os futuros modelos da Volkswagen movidos a combustão não estarão disponíveis na Noruega a partir de 2024. A alta procura por carros elétricos e os incentivos fiscais do governo local para a compra destes carros está fazendo com que os modelos a gasolina praticamente sumam por lá.
Desta forma, todos os Volkswagen a combustão sairão de linha na Noruega nos próximos meses. A representante local da VW, Møller Mobility Group, anunciou que importará apenas carros elétricos.
Ainda não está claro, porém, se veículos comerciais também estão neste meio. A confirmação é apenas para veículos para passageiros.
Essa mudança na importação dos VW não é repentina. Hoje, 93% das vendas de carros novos é representada por carros elétricos ou híbridos plug-in, sendo o Grupo Volkswagen o maior vendedor do segmento no país. Isso é suficiente para acabar com a venda de carros a combustão no país.
No entanto, o carro elétrico mais vendido na Noruega hoje não é um VW, mas sim o Tesla Model Y, com cerca de 20.202 unidades vendidas apenas em 2023. Porém, quando o assunto é números totais de venda, a VW ultrapassa facilmente a empresa americana.
Logo atrás do Model Y está o VW ID.4, com 5.832 unidades. Ainda existem outros modelos com boas médias de vendas como o Skoda Enyaq (4.730), que também do Grupo VW, ID.3 (2.788 e o VW ID.Buzz (2.524), dentre outros modelos.
O importador de VW na Noruega já vem se preparando há alguns anos para o encerramento da comercialização de veículos a combustão no país. Na verdade, há cerca de três anos, ele sugeriu que seria capaz de eliminar todos os modelos a combustão do mercado norueguês, e estava certo.