Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen ID.4 ganha potência e (quase) resolve problemas de usabilidade

Botões de climatização e volume agora são retroiluminados, mas continuam sem resposta tátil, enquanto potência chega aos 330 cv

Por João Vitor Ferreira
7 set 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Volkswagen ID.4 acabou de estrear no Brasil como carro de assinatura, mas é normal que quem tem um primeiro contato com o carro —  incluindo QUATRO RODAS —  note facilmente um problema: seus controles touchscreen incomuns.

    Publicidade

    O excesso de tecnologia gerou incômodo e,  em outros mercados onde o elétrico é vendido há mais tempo, muitos motoristas reclamavam da falta de resposta tátil nos controles de ar-condicionado, volume e nos botões do volante. Nos Estados Unidos, também relataram incômodo com a baixa luminosidade dos controladores, prejudicando a visibilidade de noite. 

    Publicidade
    VW ID4 1
    Porta-malas é alto devido ao motor traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Um dos problemas foi resolvido em uma recente atualização de pacotes de equipamentos. Os controles do ar e do volume no painel, enfim, ganharam uma retroiluminação. Isso já resolve metade do problema, já que mesmo não fornecendo a resposta tátil, que os motoristas tanto consideram, pelo menos é possível enxergar a posição e função do comando quando estiver dirigindo a noite.

    ID.4 2024
    Alavanca de câmbio teve a posição alterada, mas continua no volante (Divulgação/Volkswagen)

    Essa mudança também acompanha uma nova central multimídia de 12,9’’ já equipada com o novo sistema da VW lançado no sedã ID.7. Todos os controles de climatização também tiveram o seu layout renovado, assim como o volante.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Por fim, também modificaram a alavanca de câmbio. Antes ela era um comando giratório ao lado da tela do quadro de instrumentos, agora é a alavanca direita do volante operada para cima e para baixo, como nos Mercedes.

    Publicidade
    ID.4 2024
    Novas luzes vão auxiliar motoristas durante a noite, mas a falta de controles físicos ainda incomoda (Divulgação/Volkswagen)

    Tudo isso seria maravilhoso se valesse para toda a linha. Mas só as versões mais caras, equipadas com bateria de 82 kWh brutos (77 kWh líquidos) —  Pro, Pro S e Pro S Plus —, receberão essas atualizações, enquanto os mais baratos mantêm o design atual e os frustrantes botões “sem brilho”.

    Compartilhe essa matéria via:

    Por sorte, a configuração que está sendo disponibilizada no Brasil apenas por assinatura, a Pro, está entre as que ganham as atualizações, que também incluem motores mais potentes.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    ID.4 2024

    Essas variantes podem ter um ou dois motores, esta com tração integral. Os modelos com apenas um motor elétrico e tração traseira agora chegam aos 285 cv (antes eram 203 cv). Já o AWD também teve um aumento considerável de potência, indo dos 299 cv para 334 cv.

    Publicidade

    A Volkswagen também antecipou que eles terão um aumento na autonomia, que atualmente é de 410 km no monomotor e 442 no bimotor, mas os novos números só serão compartilhados futuramente.

    Continua após a publicidade
    ID.4 2024
    (Divulgação/Volkswagen)

    Outras atualizações são mais básicas e incluem assentos ventilados e rodas de 20’’ para as versões Pro S, enquanto a Pro S Plus ganha rodas de 21’’ e sistema de som Harman Kardon de nove alto falantes.

    Essas modificações estão previstas para os Volkswagen ID.4 ano-modelo 2024, que deve chegar nos Estados Unidos no início do próximo ano. Resta saber a estratégia da Volkswagen para o Brasil: hoje o ID.4 está disponível apenas por assinatura, mas a Volkswagen diz que pretende vendê-lo ainda em 2023. Será que lançarão um carro prestes a mudar?

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.