Tesla Model Y Standard será versão tão básica quanto os carros brasileiros
Versão de entrada do SUV elétrico usa estratégia de carros de entrada brasileiros para ser o carro mais barato da Tesla

A Tesla prepara o lançamento de um carro bem mais barato que os atuais, que até pouco tempo atrás pensava-se até que seria chamado de Model 2. No entanto, trata-se uma versão muito mais básica do Tesla Model Y, que até parece ter sido desenvolvida aos moldes dos carros de entrada vendidos no Brasil.
Trata-se do Tesla Model Y Standard, cujo preço inicial seria de US$ 39.990, algo como R$ 213.414 no câmbio atual. Ainda é um valor alto, mas que representa uma redução de US$ 6.010 (aproximadamente R$ 32.081) em relação à ataul versão mais barata – que custa US$ 46.000 (equivalente a R$ 245.548). Mesmo um Tesla Model 3 básico custa US$ 42.490 nos EUA.

No visual, o Model Y Standard traz mudanças notáveis. Seus faróis são separados, pois não há uma barra de leds interligando eles. O teto panorâmico de vidro foi eliminado e o diâmetro das rodas foi reduzido de 19 para 18 polegadas. O para-choque dianteiro também foi redesenhado e tem visual mais simples e limpo.

Com base nas fotos, o veículo parece ter tampa do porta-malas e um para-choque traseiro redesenhados, diferenciando-o das variantes atuais do Model Y em produção. A nova versão básica também mantém o formato arredondado no vidro traseiro como no antigo Model Y, em vez do acabamento quadrado. Como era de se esperar, as lanternas traseiras interligadas também estão ausentes, com a Tesla optando por uma régua de plástico preto mais estreitas e com as laterais do antigo Model Y.
O interior segue a mesma linha de simplificação. Um tecido substitui a madeira ou metal que é usado no acabamento das versões mais caras. O ajuste do volante deixou de ser elétrico (comandado pela central multimídia) e passa a ser manual. A central multimídia foi reduzida de 16 para 15,4 polegadas.

Na segunda fileira de bancos, os ajustes eletrônicos também foram substituídos por controles manuais, e o filtro HEPA — usado para purificação do ar — foi removido. Em contrapartida, a versão ganhou uma câmera 360° dianteira, tecnologia que está sendo gradualmente incorporada à frota da Tesla.