SUV elétrico turco tem tela de 29″ e vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos
Em busca de colocar a Turquia no cenário automotivo, o Togg T10X pode ter autonomia de mais de 500 km e 441 cv de potência
A Turquia não é um país muito popular no ramo automotivo, mas a Togg quer mudar isso. Seu primeiro SUV elétrico – ou melhor, “dispositivo inteligente”, como eles preferem chamá-lo – o Togg T10X promete um alcance de até 523 km e um 0 a 100 km/h abaixo dos 5 segundos.
“Nos últimos cinco anos, avançamos passo a passo com nossos planos e, como prometido, estamos trazendo nosso ‘dispositivo inteligente’ para os usuários em março”, explica Gürcan Karakaş, chefe executivo da Togg.
Em sua versão de entrada, o elétrico T10X tem um motor traseiro de 221 cv e 35,69 kgfm, e duas opções de bateria: a mais fraca, que oferece até 314 km de autonomia, e a mais robusta, que chega aos 523 km, de acordo com o ciclo WLTP.
Com esse motor e a menor bateria, o T10X tem preço a partir de 953.000 liras turcas, cerca de R$ 265.000 em conversão direta para a moeda brasileira, e pode atingir os 100 km/h em 7,4 segundos, de acordo com a empresa.
Acima dela, também disponível com as duas opções de bateria, está a versão com dois motores, um em cada eixo. A potência combinada chega aos 441 cv e o torque sobe para 71,3 kgfm. O tempo para ir de 0 a 100 km/h cai para 4,8 segundos. Essa versão custará um pouco mais de 1,2 milhão de liras turcas, equivalente a quase R$ 338.000, o mesmo preço do Jeep Compass 4xe.
Por fora, o SUV parece ter as dimensões de um Caoa Chery Tiggo 7. No desenho, o T10X mistura elementos de diversos outros modelos. O conjunto dianteiro formado pela grade e pelos faróis remete à atual Kia Carnival, enquanto o para-choque tem faixas de leds em formato de bumerangue. A traseira tem lanternas ao estilo Audi e Chery.
Por dentro, da pra entender o motivo de a Togg se referir ao carro como um “dispositivo inteligente”. O TX10 traz um conjunto de telas protagonizado por uma de 29’’ que se estende por todo o painel, unindo quadro de instrumentos e central multimídia para passageiro e motorista. Mais abaixo, há uma tela menor, de 8 polegadas, que ajuda a controlar as principais funções do veículo.
O console central é grande e elevado. Nas laterais há um seletor de marchas rotativo e um carregador de celulares por indução. Ainda sobra espaço para um segundo seletor giratório, que não teve sua função detalhada, além de porta-copos bem grande.