Rivian vende seus carros elétricos sem chave, que é tratada como mero acessório
Startup decide cobrar chave como acessório dos donos da picape e SUV. Os modelos vêm de série com um cartão que habilita função de chave com celulares
Até bem pouco tempo, tudo era opcional nos carros brasileiros: airbags, freios ABS, ar-condicionado, vidros elétricos e até encosto de cabeça ou limpador traseiro. Esse tempo tenebroso acabou, mas marcas como a Rivian nos fazem voltar no tempo.
Donos da picape elétrica R1T e do SUV R1S terão que pagar um valor extra para ter a chave física dos seus carros. Os modelos já vem equipados um key card, um cartão físico que funciona por proximidade e ajuda a habilitar a função via aplicativo de celular. E é essa a questão.
Caso o celular do proprietário esteja descarregado simplesmente não será possível destravar o carro e aí a necessidade de ter a chave física. Não é um item que deveria ser cobrado e a Rivian não divulga o valor do que considera um “acessório”.
Um proprietário do Rivian R1S contou sua experiência no Reddit e compartilhou uma captura de tela de um bate-papo com o suporte ao cliente da Rivian. “Os veículos não vêm com chaves, porém estarão disponíveis para compra na loja Rivian Gears posteriormente”, diz o atendente da marca confirmando que a chave será vendida como acessório mesmo.
Outras reclamações que aconteceram no fórum Reddit se referem a bateria da chave, que dura muito pouco. Outros, porém, dizem que têm a mesma chave física há anos e nunca precisaram trocar a bateria.
Os modelos R1S (SUV) e R1T (picape) foram atualizados no mês passado, mas trata-se de um facelift sutil. A montadora anunciou que os dois foram “completamente reprojetados”, mas isso diz respeito à parte tecnológica e mecânica, afinal, nada mudou na aparência. Para não ser injusto, agora ambos apresentam rodas redesenhadas que ajudam a diminuir o arrasto aerodinâmico. Fora isso, a opção Storm Blue foi adicionada à lista de cores da carroceria, assim como o padrão de acabamento blackout.
A Rivian também tratou de adicionar um novo sistema de condução autônoma “dez vezes mais poderoso”. O sistema utiliza 11 câmeras de alta definição, cinco radares e tecnologia de previsão baseada em IA. Serão dois pacotes diferentes de assistência à condução, sendo o mais simples composto por monitoramento de ponto cego e assistentes de estrada. O pacote opcional acrescenta assistência de rodovia avançada e assistente de troca de faixa.
Os preços, segundo a marca, começam em US$ 69.900 para a picape e US$ 75.900 para o SUV, algo em torno de R$ 372.400 e R$ 403.800, respectivamente.