Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Range Rover Sport SV tem 635 cv e é o SUV mais potente da história da JLR

SUV tem V8 de origem BMW e sistema híbrido leve para bater de frente com Porsche Cayenne Turbo GT

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 abr 2024, 17h02 - Publicado em 31 Maio 2023, 23h20

O Range Rover Sport, por incrível que pareça, sempre deixou a esportividade em segundo plano, apesar do seu nome. Embora fosse a versão agressiva da linha, o foco do SUV era no conforto e no luxo, assim como outros produtos da marca inglesa. Mas isso está prestes a mudar.

Quando as mudanças no SUV foram anunciadas, já sabíamos que ele teria uma versão com motor V8 4.4 da BMW de 615 cv e 76,47 kgfm, ajudado por um sistema híbrido leve. O que não sabíamos é que para a versão Sport SV, os engenheiros da JLR fizeram uma preparação especial no motor e subiram sua potência para eleva-la até 635 cv, tornando-o o Range Rover mais potente já produzido.

Range Rover Sport SV
(Divulgação/Land Rover)

Segundo dados da montadora, as melhorias podem ser vistas no tempo de 0 a 96 km/h (60 mph) de 3,6 s e na velocidade máxima de 289 km/h. A aceleração rápida é um trunfo do sistema híbrido, que pode entregar até 81 kgfm com o Dynamic Launch Mode ligado. Se comparado à versão SVR, mais potente da geração passada, que usava um V8 5.0, o Range Rover Sport SV teve uma melhoria de 0,7 s na aceleração e ganhou 60 cv e 10 kgfm.

Para usar toda a capacidade esportiva do Range Rover, os motoristas contarão com um botão SV no volante. Ao pressioná-lo, além de modificar os mapas de direção, transmissão e escapamento ativo, ele também rebaixa a suspensão em 15 mm. Lembrando que a versão SV já é cerca de 20 mm mais baixa que as demais variantes. O Range Rover usa uma combinação da suspensão 6D Dynamics de amortecedores hidráulicos interligados e molas pneumáticas ajustáveis ​​em altura que eliminam a necessidade de barras estabilizadoras, segundo os engenheiros da montadora.

Continua após a publicidade
Range Rover Sport SV
(Divulgação/Land Rover)

Além da suspensão personalizada, o Sport SV também têm saias laterais esportivas, um novo para-choque e quatro saídas de escape, que reforçam a identidade esportiva do SUV. Como opcional, a JLR ainda oferece rodas de carbono de 23’’ —  as primeiras em um carro de produção — e freios de cerâmica de carbono, que ajudam a reduzir cerca de 70,5 kg de peso total.

Range Rover Sport SV
(Divulgação/Land Rover)

Mesmo com tanta esportividade, estamos falando de um Range Rover e é claro que não poderia faltar aquele toque de luxo. Nos seus bancos em forma de concha, há um novo sistema que funciona junto com sistema de som Meridian Hi-Fi de 29 alto-falantes.

Compartilhe essa matéria via:

O Body and Soul Seat (BASS) é um sistema capaz de copiar e transmitir as vibrações da música que está sendo tocada diretamente para os bancos dianteiros. A ideia é tornar a experiência com a música mais imersiva, mas ele também tem outras funções. É possível escolher entre seis faixas exclusivas que podem te ajudar a manter o estado de alerta ou a relaxar enquanto enfrenta o trânsito após um dia cansativo no trabalho.

Continua após a publicidade

Range Rover

No mais, o Range Rover Sport SV ganha algumas regalias na cabine, como alavanca de câmbio de cerâmica, encosto de cabeça de carbono e borboletas para troca de marchas iluminadas atrás do volante, as primeiras no mundo, segundo a JLR. A central multimídia é a nova Pivi Pro de 13,1’’ com integração com a assistente virtual Alexa, da Amazon.

Range Rover Sport SV
(Divulgação/Land Rover)

Com tantas mudanças, o Range Rover Sport SV vira um possível rival para o Porsche Cayenne Turbo GT, que tem um V8 de 659 cv e é mais rápido, fazendo de 0 a 96 km/h em 3,1 s e chegando aos 309 km/h. Porém, ainda não foi anunciada uma versão Sport SVR, que seguindo a lógica da montadora, seria ainda mais potente e ficaria mais próxima dos números do SUV alemão.

Range Rover Sport SV
(Divulgação/Land Rover)

No Reino Unido, o Range Rover Sport SV chega pelo preço de 83.620 libras, equivalente a aproximadamente R$ 537.600. Vale lembrar que além dessa, o SUV também tem outra versão híbrida plug-in de 550 cv.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.