Range Rover Sport SV tem 635 cv e é o SUV mais potente da história da JLR
SUV tem V8 de origem BMW e sistema híbrido leve para bater de frente com Porsche Cayenne Turbo GT
O Range Rover Sport, por incrível que pareça, sempre deixou a esportividade em segundo plano, apesar do seu nome. Embora fosse a versão agressiva da linha, o foco do SUV era no conforto e no luxo, assim como outros produtos da marca inglesa. Mas isso está prestes a mudar.
Quando as mudanças no SUV foram anunciadas, já sabíamos que ele teria uma versão com motor V8 4.4 da BMW de 615 cv e 76,47 kgfm, ajudado por um sistema híbrido leve. O que não sabíamos é que para a versão Sport SV, os engenheiros da JLR fizeram uma preparação especial no motor e subiram sua potência para eleva-la até 635 cv, tornando-o o Range Rover mais potente já produzido.
Segundo dados da montadora, as melhorias podem ser vistas no tempo de 0 a 96 km/h (60 mph) de 3,6 s e na velocidade máxima de 289 km/h. A aceleração rápida é um trunfo do sistema híbrido, que pode entregar até 81 kgfm com o Dynamic Launch Mode ligado. Se comparado à versão SVR, mais potente da geração passada, que usava um V8 5.0, o Range Rover Sport SV teve uma melhoria de 0,7 s na aceleração e ganhou 60 cv e 10 kgfm.
Para usar toda a capacidade esportiva do Range Rover, os motoristas contarão com um botão SV no volante. Ao pressioná-lo, além de modificar os mapas de direção, transmissão e escapamento ativo, ele também rebaixa a suspensão em 15 mm. Lembrando que a versão SV já é cerca de 20 mm mais baixa que as demais variantes. O Range Rover usa uma combinação da suspensão 6D Dynamics de amortecedores hidráulicos interligados e molas pneumáticas ajustáveis em altura que eliminam a necessidade de barras estabilizadoras, segundo os engenheiros da montadora.
Além da suspensão personalizada, o Sport SV também têm saias laterais esportivas, um novo para-choque e quatro saídas de escape, que reforçam a identidade esportiva do SUV. Como opcional, a JLR ainda oferece rodas de carbono de 23’’ — as primeiras em um carro de produção — e freios de cerâmica de carbono, que ajudam a reduzir cerca de 70,5 kg de peso total.
Mesmo com tanta esportividade, estamos falando de um Range Rover e é claro que não poderia faltar aquele toque de luxo. Nos seus bancos em forma de concha, há um novo sistema que funciona junto com sistema de som Meridian Hi-Fi de 29 alto-falantes.
O Body and Soul Seat (BASS) é um sistema capaz de copiar e transmitir as vibrações da música que está sendo tocada diretamente para os bancos dianteiros. A ideia é tornar a experiência com a música mais imersiva, mas ele também tem outras funções. É possível escolher entre seis faixas exclusivas que podem te ajudar a manter o estado de alerta ou a relaxar enquanto enfrenta o trânsito após um dia cansativo no trabalho.
No mais, o Range Rover Sport SV ganha algumas regalias na cabine, como alavanca de câmbio de cerâmica, encosto de cabeça de carbono e borboletas para troca de marchas iluminadas atrás do volante, as primeiras no mundo, segundo a JLR. A central multimídia é a nova Pivi Pro de 13,1’’ com integração com a assistente virtual Alexa, da Amazon.
Com tantas mudanças, o Range Rover Sport SV vira um possível rival para o Porsche Cayenne Turbo GT, que tem um V8 de 659 cv e é mais rápido, fazendo de 0 a 96 km/h em 3,1 s e chegando aos 309 km/h. Porém, ainda não foi anunciada uma versão Sport SVR, que seguindo a lógica da montadora, seria ainda mais potente e ficaria mais próxima dos números do SUV alemão.
No Reino Unido, o Range Rover Sport SV chega pelo preço de 83.620 libras, equivalente a aproximadamente R$ 537.600. Vale lembrar que além dessa, o SUV também tem outra versão híbrida plug-in de 550 cv.