Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Porsche Macan e 718 a combustão já têm data para acabar

Ambos modelos ja têm data para se aposentar e devem seguir em produção apenas com variantes totalmente elétricas

Por Lucas Parente
11 jul 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • porsche-macan-2024
     (Divulgação/Porsche)

    A Porsche é vangloriada, principalmente, por seus modelos a combustão. Porém, isso não foi um impedimento para a marca investir pesadamente na eletrificação de sua frota, que já começou há alguns anos. E, agora, mesmo com a baixa de vendas de elétricos na Europa, ela não deixará de investir no segmento, de acordo com o membro do conselho executivo Albrecht Reimold.

    Para Reimold, a Porsche segue no caminho certo e não foi “corajosa” (como costuma ouvir) por manter essa decisão. A marca está feliz por sua decisão tomada em relação aos carros elétricos, segundo o executivo.

    porsche-macan-2024
    (Divulgação/Porsche)

    Atualmente o modelo elétrico mais importante da Porsche é o novo Macan. A versão a combustão já parou de ser vendida no mercado europeu, por conta de regras de segurança cibernética. Em outros mercados, como no Brasil, a Porsche oferece as duas variantes. Porém, isso pode acabar em 2026, já que a montadora pretende encerrar a produção do modelo abastecido a gasolina.

    Continua após a publicidade

    Essa “estratégia” da Porsche não se limita ao Macan, já que a montadora vem trabalhando arduamente no desenvolvimento de 718 Cayman e 718 Boxster elétricos. Flagras revelaram o modelo em testes e, segundo Reinold, a produção dos modelos a combustão acabará em meados de 2025, pelos mesmos problemas do Macan. As versões a combustão do modelo também já deixaram de ser vendidas na Europa.

    Porsche-992.2-GTS-Targa-fotos-espia-2-e1710265353403-925x520
    (Razão Automóvel/Reprodução)

    Porém, vale lembrar que, no Brasil, o Macan segue a venda nas versões elétrica e a combustão. Além disso, este problema em relação a segurança o cibernética é limitado a União Europeia. Portanto, a Porsche poderá continuar a produzir e vender seus carros a combustão em sua “antiga” plataforma em outros mercados. Mas há de se ver o custo-benefício disso.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Embora os entusiastas fiquem tristes com esta notícia, Reimold afirmou que já dirigiu os novos protótipos elétricos do 718 e que “será um carro divertido”.

    Porsche-992.2-GTS-Targa-fotos-espia-3-1536x1024
    (Razão Automóvel/Reprodução)

    A base para a nova geração Boxster e Cayman será a plataforma de carro elétrico SSP Sport da própria Porsche, que prioriza uma construção leve e configurações de tração traseira ou integral. Ainda não há informações mais aprofundadas sobre os modelos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.