Porsche Macan e 718 a combustão já têm data para acabar
Ambos modelos ja têm data para se aposentar e devem seguir em produção apenas com variantes totalmente elétricas
A Porsche é vangloriada, principalmente, por seus modelos a combustão. Porém, isso não foi um impedimento para a marca investir pesadamente na eletrificação de sua frota, que já começou há alguns anos. E, agora, mesmo com a baixa de vendas de elétricos na Europa, ela não deixará de investir no segmento, de acordo com o membro do conselho executivo Albrecht Reimold.
Para Reimold, a Porsche segue no caminho certo e não foi “corajosa” (como costuma ouvir) por manter essa decisão. A marca está feliz por sua decisão tomada em relação aos carros elétricos, segundo o executivo.
Atualmente o modelo elétrico mais importante da Porsche é o novo Macan. A versão a combustão já parou de ser vendida no mercado europeu, por conta de regras de segurança cibernética. Em outros mercados, como no Brasil, a Porsche oferece as duas variantes. Porém, isso pode acabar em 2026, já que a montadora pretende encerrar a produção do modelo abastecido a gasolina.
Essa “estratégia” da Porsche não se limita ao Macan, já que a montadora vem trabalhando arduamente no desenvolvimento de 718 Cayman e 718 Boxster elétricos. Flagras revelaram o modelo em testes e, segundo Reinold, a produção dos modelos a combustão acabará em meados de 2025, pelos mesmos problemas do Macan. As versões a combustão do modelo também já deixaram de ser vendidas na Europa.
Porém, vale lembrar que, no Brasil, o Macan segue a venda nas versões elétrica e a combustão. Além disso, este problema em relação a segurança o cibernética é limitado a União Europeia. Portanto, a Porsche poderá continuar a produzir e vender seus carros a combustão em sua “antiga” plataforma em outros mercados. Mas há de se ver o custo-benefício disso.
Embora os entusiastas fiquem tristes com esta notícia, Reimold afirmou que já dirigiu os novos protótipos elétricos do 718 e que “será um carro divertido”.
A base para a nova geração Boxster e Cayman será a plataforma de carro elétrico SSP Sport da própria Porsche, que prioriza uma construção leve e configurações de tração traseira ou integral. Ainda não há informações mais aprofundadas sobre os modelos.