Porsche Cayenne elétrico tem mais de 1.100 cv, recarrega sem fio e supera os R$ 2 milhões
Cayenne Electric tem bateria de 113 kWh que pode ser carregada com até 400 kW de potência e leva 16 minutos para chegar a 80%
O Porsche Cayenne elétrico finalmente foi revelado. Depois da marca alemã dar detalhes do interior e do modo de carregamento, o SUV de luxo foi revelado com versões de até 1.156 cv de potência. Aliás, até já tem preços e data de estreia no Brasil.
A plataforma do Cayenne Electric é a mesma do Macan, no entanto, o Cayenne é consideravelmente maior e oferece mais espaço até mesmo que o Cayenne a combustão – que seguirá em linha. O Cayenne elétrico tem 4,98 metros de comprimento contra 4,93 m da configuração a combustão, mas o maior ganho é no entre-eixos, uma vez que são 3,02 m para o novato contra 2,89 m do irmão mais velho.
Começando pelo visual, o Cayenne elétrico tem assinatura típica dos elétricos da marca, com leds retangulares dentro dos faróis e linhas um pouco mais achatadas que os modelos a combustão. A grande abertura dianteira do Cayenne a combustão foi substituída por um para-choque que lembra a grade do modelo com motor térmico.
Na traseira, o Porsche Cayenne elétrico ganhou detalhes próprios. As lanternas seguem interligadas, mas agora o elemento que acende é o próprio nome da marca. No para-choque traseiro há linhas horizontais que lembram elementos usados nos anos 1980.
No interior está presente o conceito chamado “Flow Display”, uma tela OLED curva que avança sobre o console central e é a maior central multimídia já instalada em um Porsche. Na falta de botões físicos, a seção inferior da tela pode ser reservada aos comandos de acesso rápido da tela.
O quadro de instrumentos também tem tela curva com tecnologia OLED, de 14,25 polegadas. Já o display opcional de 14,9 polegadas para o passageiro complementa a parte digital da cabine do Cayenne. Dependendo da versão, há um head-up display com 8,7 polegadas.
Assim como o Porsche Taycan, o Cayenne ganhou o teto solar com “Variable Light Control”, com uma película de cristal líquido que permite alternar, eletricamente, a transparência do vidro entre os modos claro, fosco e semi-transparente, podendo variar entre 40% e 60% de opacidade.
O Cayenne elétrico tem 442 cv e 85,1 kgfm de torque na versão de entrada, já a configuração mais potente ostenta 1.156 cv e impressionantes 152,9 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 2,5 segundos com toda a potência disponível.
A bateria é sempre de 113 kWh e capacidade de recarga em 400 kW, o que garante sair de 10% para 80% em apenas 16 minutos. No entanto, a grande novidade é sistema de carregamento sem fio, onde uma placa no chão é capaz de carregar a bateria. Para carregar, basta estacionar o Cayenne sobre a placa.
A autonomia da versão de entrada é de 642 km segundo o ciclo WLTP, enquanto a configuração Turbo chega aos 623 km. As entregas para a Alemanha estão previstas para 2026 e o modelo já está confirmado para o Brasil.
O novo Porsche Cayenne elétrico já está disponível em pré-vendas no Brasil. O Cayenne Electric tem preço público sugerido de R$ 900.000 e, a versão Turbo parte dos R$ 1.410.000 e pode passar de R$ 2 milhões com todos os opcionais. As entregas estão previstas para o segundo semestre de 2026.
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