Por que o tempo de recarga dos carros elétricos é divulgado só até 80%?
Leitor questiona o costume dos fabricantes declararem o tempo de recarga dos carros elétricos até 80% e não até 100%
Por que as fábricas declaram o tempo de recarga dos carros elétricos até 80% e não 100%? Não estou perdendo autonomia dessa forma? – Paulo Robson dos Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Em geral, a máxima potência de recarga de um carro elétrico é alcançada quando a carga da bateria está entre 20 e 80%. A partir dos 80%, é possível que o carro reduza automaticamente a potência de recarga para preservar a saúde da bateria. Logo, a indicação da recarga até 80% é uma informação mais atraente, pois destaca a potência máxima de recarga do carro.
“O processo de recarga da bateria envolve reações eletroquímicas exotérmicas, isto é, que liberam calor. Esse processo é mais crítico nos últimos 20% do SOC (Estado de Carga) de recarga da bateria. E a sobrecarga das células de lítio-íon promove a geração de calor causando danos irreversíveis às estruturas de seus constituintes internos”, explica Maria de Fátima Rosolem, membro da Comissão Técnica de Veículos Elétricos da SAE Brasil e pesquisadora de baterias avançadas para veículos elétricos.
Logo, quando fazemos repetidas cargas até 100%, o estresse a que a bateria é submetida é bem maior, o que pode, consequentemente, diminuir sua vida útil e também reduzir a autonomia total ao longo do tempo. É verdade que ao carregar as baterias do carro elétrico até 80% você estará abdicando da sua autonomia máxima, mas por uma boa razão.
“Ao realizar recarga de até 80% do SOC, há uma redução dos processos de degradação, contribuindo na preservação da vida útil da bateria. Assim, a condição de recarga das baterias de lítio-íon dos elétricos em até 80% do SOC tem o objetivo de preservar a vida útil da bateria e segurança”, conclui a especialista.
É importante observar que nem todos os fabricantes de carros elétricos indicam isso. Indo mais além, de tempos em tempos os carros elétricos precisam receber uma carga completa para que o próprio carro possa calibrar as informações de capacidade de energia da bateria.
Omoda 5 HEV de teste acelerou sozinho e causou acidente; marca investiga caso
Honda Civic 2024 ainda está nas lojas é vendido com descontos de até R$ 36.000
Geely EX2 é divertido de dirigir, bem equipado e tem preço de Dolphin Mini
QR de novembro: o primeiro teste do Honda WR-V e os vencedores de Os Eleitos 2025
Ford Fusion de primeira geração é usado luxuoso com preço de 1.0 básico







