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Por que o tempo de recarga dos carros elétricos é divulgado só até 80%?

Leitor questiona o costume dos fabricantes declararem o tempo de recarga dos carros elétricos até 80% e não até 100%

Por João Vitor Ferreira
8 nov 2025, 08h27
Painel BYD
Sabendo usar, as baterias tendem a durar mais (Fernando PIres/Quatro Rodas)
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Por que as fábricas declaram o tempo de recarga dos carros elétricos até 80% e não 100%? Não estou perdendo autonomia dessa forma? – Paulo Robson dos Santos, Rio de Janeiro (RJ)

Em geral, a máxima potência de recarga de um carro elétrico é alcançada quando a carga da bateria está entre 20 e 80%. A partir dos 80%, é possível que o carro reduza automaticamente a potência de recarga para preservar a saúde da bateria. Logo, a indicação da recarga até 80% é uma informação mais atraente, pois destaca a potência máxima de recarga do carro.

“O processo de recarga da bateria envolve reações eletroquímicas exotérmicas, isto é, que liberam calor. Esse processo é mais crítico nos últimos 20% do SOC (Estado de Carga) de recarga da bateria. E a sobrecarga das células de lítio-íon promove a geração de calor causando danos irreversíveis às estruturas de seus constituintes internos”, explica Maria de Fátima Rosolem, membro da Comissão Técnica de Veículos Elétricos da SAE Brasil e pesquisadora de baterias avançadas para veículos elétricos.

Eletro Posto
(Divulgação/Quatro Rodas)

Logo, quando fazemos repetidas cargas até 100%, o estresse a que a bateria é submetida é bem maior, o que pode, consequentemente, diminuir sua vida útil e também reduzir a autonomia total ao longo do tempo. É verdade que ao carregar as baterias do carro elétrico até 80% você estará abdicando da sua autonomia máxima, mas por uma boa razão.

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“Ao realizar recarga de até 80% do SOC, há uma redução dos processos de degradação, contribuindo na preservação da vida útil da bateria. Assim, a condição de recarga das baterias de lítio-íon dos elétricos em até 80% do SOC tem o objetivo de preservar a vida útil da bateria e segurança”, conclui a especialista.

É importante observar que nem todos os fabricantes de carros elétricos indicam isso. Indo mais além, de tempos em tempos os carros elétricos precisam receber uma carga completa para que o próprio carro possa calibrar as informações de capacidade de energia da bateria. 

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