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Por que carros elétricos gastam mais bateria na estrada do que na cidade?

Poucas situações em que a regeneração de energia atua na estrada ajudam a explicar a tendência de consumo inversa dos carros elétricos

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 22 set 2024, 19h21 - Publicado em 22 set 2024, 19h12
Mercedes EQE 300
Mercedes EQE 300 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Por que os carros elétricos gastam mais carga de bateria na estrada do que na cidade? – Valeria Mathias, Salvador (BA)

Falar de consumo, seja de gasolina ou de energia elétrica, é sempre complexo porque existem muitas variáveis envolvidas, desde o carro até as condições de rodagem (trânsito, temperatura, vento, pressão atmosférica e relevo da estrada).

Quem explica essa variável, que talvez seja a influência mais determinante, é o engenheiro Wanderlei Marinho, da SAE Brasil. “Tudo vai depender do tipo de situação da estrada, descidas e subidas”, diz ele.

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audi q8 e-tron
Audi Q8 e-Tron (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Isso porque, nas descidas, muito provavelmente nós vamos fazer uma regeneração maior de energia na bateria, e em subidas, devido à maior velocidade da via, é exigido mais carga de bateria para poder encarar o aclive mantendo a velocidade”, explica.

“Já na cidade, temos pouca regeneração de energia na bateria em decidas, porém, nas subidas, a velocidade da via é bem menor do que em uma estrada, exigindo assim menos carga da bateria e tornando o carro mais econômico na cidade em relação à estrada na maioria das situações”, conclui.

Um outro ponto que pode ser destacado é que carros elétricos não têm marcha, pois seus motores entregam torque consistente em praticamente qualquer rotação. Contudo, acima dos 100 km/h o motor de um carro elétrico pode precisar ultrapassar os 8.000 rpm, a depender da relação de diferencial, consumindo mais energia para tornar isso possível.

Uma proposta da ZF é utilizar um câmbio de duas marchas em carros elétricos, o que poderia aumentar a autonomia do carro em 5%.

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