Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Picape elétrica Telo MT1 será feita a mão, tem caçamba de Rivian e 506 cv

Fora dos padrões das picapes americanas, a pequena MT1 terá porte para rivalizar com Maverick híbrida, mas cobrando bem mais por isso

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 21 dez 2024, 13h37 - Publicado em 21 dez 2024, 13h00
telo mt1
 (Telo/Divulgação)
Continua após publicidade

Nos Estados Unidos, as picapes elétricas já são uma realidade e agora estão expandindo ainda mais suas funcionalidades. Já conhecemos os modelos como a Ford F-150 Lightning e a Tesla Cybertruck, que foram feitos conforme o gosto do americano: bem grandes. Então será que uma de tamanho compacto faria sucesso?

Para a Telo, a resposta é sim. A empresa, com sede na Califórnia, revelou a picape MT1, que por lá é chamada de subcompacta. Apesar disso, ela pode oferecer mais espaço do que parece, já que a caçamba é totalmente configurável.

telo mt1
(Telo/Divulgação)

Começando que ela mede ao todo 1,5 m de comprimento, o que já é a mesmo que a Rivian R1T, enquanto sua cabine é dupla, podendo acomodar até cinco pessoas. Porém, a separação entre cabine e caçamba é removível, abrindo espaço para mais carga ou para um terceira fileira de bancos, que podem ficar ao ar-livre ou ser adicionada junto com uma cobertura para o bagageiro, transformando a MT1 em uma minivan.

telo mt1
(Telo/Divulgação)
Continua após a publicidade

Fora isso, a picape pode carregar até 725 kg. Para efeito de comparação, é só um pouco a menos do que a BYD Shark, que carrega até 790 kg. Já a sua capacidade de reboque fica na casa dos 3.000 kg, tornando-a um uma picape decente para o trabalho pesado.

Compartilhe essa matéria via:

Como seu forte é a versatilidade, a Telo oferecerá três versões diferentes da MT1. Na mais básica, há apenas um motor elétrico traseiro que entrega 304 cv, enquanto a bateria tem alcance de até 418 km. Acima dela, há a versão com alcance estendido, com a mesma potência, mas a autonomia sobe para 563 km graças a uma bateria de 106 kWh.

Continua após a publicidade

Por fim, a versão mais cara é a única com dois motores e tração integral. Nesse caso, a potência declarada é de 506 cv, que levam a MT1 de 0 a 96 km/h (60 mph) em apenas 4 s. Já a velocidade máxima é de 201 km/h.

telo mt1
Versátil, é possível fechar a caçamba, adicionar uma fileira extra e transformar a picape em uma minivan (Telo/Divulgação)

Sobre suas capacidades elétricas, a única coisa que a empresa divulga no momento é que os modelos equipados com a bateria de 106 kWh poderão recuperar até 327 km de autonomia com em apenas 20 minutos. Já na parte de segurança, a Telo informa que a picape usa “sensores para prever e classificar colisões antes que elas aconteçam, airbags e tecnologia estrutural”.

Continua após a publicidade
telo mt1
(Telo/Divulgação)

Apesar de ser bem versátil e um visual interessante — que até remete um pouco ao Citröen Ami e seus derivados — ela não será barata. As versões de um e dois motores custam, respectivamente US$ 41.520 e US $ 46.019, algo entre R$ 252.500 e R$ 280.000. Para se ter noção, ela é do mesmo porte que a Ford Maverick híbrida, que parte dos U$ 28.950 (R$ 176.000).

A Telo vai iniciar a produção das primeiras 500 unidades de maneira manual, sem uma linha de produção, todas com entregas previstas já para 2025. Inicialmente, a empresa diz que já tem 3.700 reservas, sendo possível encomendá-las pagando um sinal de U$ 152. Vamos ver como eles darão conta de tantos pedidos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.