Picape elétrica Telo MT1 será feita a mão, tem caçamba de Rivian e 506 cv
Fora dos padrões das picapes americanas, a pequena MT1 terá porte para rivalizar com Maverick híbrida, mas cobrando bem mais por isso

Nos Estados Unidos, as picapes elétricas já são uma realidade e agora estão expandindo ainda mais suas funcionalidades. Já conhecemos os modelos como a Ford F-150 Lightning e a Tesla Cybertruck, que foram feitos conforme o gosto do americano: bem grandes. Então será que uma de tamanho compacto faria sucesso?
Para a Telo, a resposta é sim. A empresa, com sede na Califórnia, revelou a picape MT1, que por lá é chamada de subcompacta. Apesar disso, ela pode oferecer mais espaço do que parece, já que a caçamba é totalmente configurável.

Começando que ela mede ao todo 1,5 m de comprimento, o que já é a mesmo que a Rivian R1T, enquanto sua cabine é dupla, podendo acomodar até cinco pessoas. Porém, a separação entre cabine e caçamba é removível, abrindo espaço para mais carga ou para um terceira fileira de bancos, que podem ficar ao ar-livre ou ser adicionada junto com uma cobertura para o bagageiro, transformando a MT1 em uma minivan.

Fora isso, a picape pode carregar até 725 kg. Para efeito de comparação, é só um pouco a menos do que a BYD Shark, que carrega até 790 kg. Já a sua capacidade de reboque fica na casa dos 3.000 kg, tornando-a um uma picape decente para o trabalho pesado.
Como seu forte é a versatilidade, a Telo oferecerá três versões diferentes da MT1. Na mais básica, há apenas um motor elétrico traseiro que entrega 304 cv, enquanto a bateria tem alcance de até 418 km. Acima dela, há a versão com alcance estendido, com a mesma potência, mas a autonomia sobe para 563 km graças a uma bateria de 106 kWh.
Por fim, a versão mais cara é a única com dois motores e tração integral. Nesse caso, a potência declarada é de 506 cv, que levam a MT1 de 0 a 96 km/h (60 mph) em apenas 4 s. Já a velocidade máxima é de 201 km/h.

Sobre suas capacidades elétricas, a única coisa que a empresa divulga no momento é que os modelos equipados com a bateria de 106 kWh poderão recuperar até 327 km de autonomia com em apenas 20 minutos. Já na parte de segurança, a Telo informa que a picape usa “sensores para prever e classificar colisões antes que elas aconteçam, airbags e tecnologia estrutural”.

Apesar de ser bem versátil e um visual interessante — que até remete um pouco ao Citröen Ami e seus derivados — ela não será barata. As versões de um e dois motores custam, respectivamente US$ 41.520 e US $ 46.019, algo entre R$ 252.500 e R$ 280.000. Para se ter noção, ela é do mesmo porte que a Ford Maverick híbrida, que parte dos U$ 28.950 (R$ 176.000).
A Telo vai iniciar a produção das primeiras 500 unidades de maneira manual, sem uma linha de produção, todas com entregas previstas já para 2025. Inicialmente, a empresa diz que já tem 3.700 reservas, sendo possível encomendá-las pagando um sinal de U$ 152. Vamos ver como eles darão conta de tantos pedidos.