Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Petrobras poderá recarregar carros elétricos com turbina eólica gigante

Parceria da Petrobras e Weg resultará no maior aerogerador eólico com capacidade de produzir energia suficiente para carregar milhares de elétricos

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 set 2023, 03h00
Veículos elétricos carregando vistos de baixo para cima
 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A produção de energia limpa é a principal preocupação de muitos mercados inclusive pela crescente necessidade de abastecer uma frota cada vez mais eletrificada (entre híbridos plug-in e elétricos). Só no Brasil, há cerca de 160.000 veículos leves eletrificados em circulação segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

E para atender essa frota que está em pleno crescimento – as vendas aumentaram 58% de janeiro a junho de 2023 – a Petrobras anunciou a construção de uma imensa turbinas eólica em parceria com a Weg, fabricante global de motores elétricos.

Ponto de recarga de Uber
(Thiago Garcia/Acervo pessoal)

O aerogerador terá 220 metros de altura do solo até a ponta da pá – equivalente a seis estátuas do Cristo Redentor – e pesará 1.830 toneladas. A Petrobras investirá R$ 130 milhões nesta iniciativa, que já está em desenvolvimento pela Weg.

Segundo a Petrobras, além de desempenhar um papel na expansão da energia eólica nacional, o desenvolvimento deste aerogerador de 7 MW terá um impacto positivo no futuro da energia eólica no Brasil.

Continua após a publicidade
infográfico-aerogerador
(Petrobras/Divulgação)

Essa capacidade energética é mais do que suficiente para abastecer bairros residenciais inteiros e uma frota numerosa de carros elétricos. “A Petrobras desenvolve expertise e conhecimento na produção de turbinas eólicas de alta capacidade. Nessa jornada, a transição para a energia eólica oferece oportunidades para explorar o vasto potencial eólico no litoral do país”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

energia eólica
(Petrobras/Divulgação)
Continua após a publicidade

O acordo abrange o desenvolvimento de tecnologias para fabricação de componentes de aerogeradores – adequados às condições eólicas do país – bem como a construção e teste de um protótipo, com considerações técnicas e comerciais da Petrobras. A Weg prevê iniciar a produção em série do equipamento em 2025.

Compartilhe essa matéria via:

Lembrando que a nossa matriz energética é, em grande parte, limpa e renovável oriunda de hidrelétricas, mas a diversificação é bem–vinda e temos um enorme potencial eólico em nosso litoral que é subutilizado e será bem utilizado para o abastecimento de uma frota cada vez mais eletrificada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.