Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine com preço absurdo

Carro elétrico da Malásia tem 200 cv e é vendido sem bateria para custar pouco

Subcompacto elétrico da Perodua usa leasing de bateria para baixar o preço inicial e oferece 201 cv, 52,5 kWh e autonomia estimada de até 445 km

Por Cristiane Barreto
3 dez 2025, 10h13
Perodua QV-E
 (Perodua/Divulgação)
Continua após publicidade

 

O movimento para baratear carros elétricos ganhou um exemplo concreto na Malásia com o lançamento do Perodua QV-E. A proposta é oferecer um carro elétrico barato para as massas, ainda que isso signifique vendê-lo sem bateria.

O visual segue tendências atuais, com barras de luz contínuas na dianteira e na traseira, solução já presente em outros muitos carros no mercado. Apesar disso, a Perodua tenta dar identidade ao QV-E com proporções compactas e detalhes alinhados ao uso urbano.

Perodua QV-E
(Perodua/Divulgação)

Seu motor elétrico dianteiro entrega 201 cv e 20,1 kgfm, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 s. Não há pretensão esportiva, mas sobra agilidade para ultrapassagens e retomadas, dentro da proposta urbana.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A bateria LFP de 52,5 kWh, fornecida pela CATL, garante autonomia estimada de 445 km no ciclo NEDC. Esse dado é otimista e cai para cerca de 327 km em um ciclo mais conservador, como o EPA. Além disso, o QV-E oferece função V2L, que permite exportar energia da bateria para alimentar laptops, ferramentas e pequenos eletrodomésticos.

Perodua QV-E
(Perodua/Divulgação)
Continua após a publicidade

O ponto mais curioso da estratégia é o preço. O valor inicial anunciado corresponde a 19.400 dólares (R$ 103.417), cifra que chama atenção pelo custo reduzido. Para chegar a esse valor, a fabricante optou por excluir a bateria do pagamento tradicional. Em vez disso, o proprietário firma um contrato de leasing da bateria por nove anos, com mensalidade de 77 dólares (cerca de R$ 410).

Perodua QV-E
(Perodua/Divulgação)

Ao fim do contrato, o valor pago pela bateria chega a 7.236 dólares (R$ 38.573). Esse formato desloca parte do custo para um compromisso prolongado, reduzindo a barreira de entrada sem eliminar o preço real do componente mais caro de um elétrico. A estratégia funciona como ferramenta para tornar o QV-E mais acessível na aquisição, mantendo a bateria como eixo financeiro do modelo.

Continua após a publicidade
Perodua QV-E
(Perodua/Divulgação)

A Perodua investiu cerca de 200 milhões de dólares (mais de R$ 1 bilhão) no desenvolvimento do QV-E, sinalizando a importância do projeto para sua estratégia industrial. A produção local deve começar em breve, com capacidade inicial de aproximadamente 500 unidades por mês e expectativa de alcançar três mil unidades mensais no terceiro trimestre de 2026.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.