Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Novos carros de entrada da Tesla perdem até rádio para ficarem mais baratos

Com foco em reduzir preços, a Tesla criou versões mais baratas que perdem até equipamentos banais, como o rádio AM/FM

Por Cristiane Barreto
2 nov 2025, 20h21
Tesla Model Y Standard
Tesla Model Y Standard (Divulgação/Tesla)
Continua após publicidade

A Tesla decidiu seguir por um caminho ousado para ter carros de entrada mais baratos nos mercados onde atua. Os novos Tesla Model 3 Standard e Model Y Standard têm lista de equipamentos tão mais enxuta que não têm nem mesmo rádio AM/FM.

Um simples rádio AM/FM é recurso comum até mesmo nos carros mais baratos, mas que desapareceu nestes novos Tesla. Na verdade, o que foi eliminado foi o receptor de rádio, pois os carros continuam com a tela central no painel que comanda todas as funções dos caros.

A lista de simplificações ainda inclui acabamento interno do porta-malas mais básico, ausência de abertura elétrica na tampa do porta-malas, vidros laterais simples em vez de duploes e redução da potência máxima de recarga de 250 kW para 225 kW. Até a possibilidade de reclinar os bancos traseiros a partir do porta-malas foi eliminada.

Tesla Model 3 Standard
Tesla Model 3 Standard (Divulgação/Tesla)

O que a Tesla estaria fazendo é se adaptar ao fim dos incentivos fiscais federais para carros elétricos nos Estados Unidos, reduzindo custos de produção e, consequentemente, preços de tabela. O Model 3 Standard agora parte de US$ 36.990 (R$ 202.154), enquanto a versão Premium RWD custa US$ 42.490 (R$ 232.212).

Continua após a publicidade

No caso do Model Y, o preço da versão de entrada fica em US$ 39.990 (R$ 218.549), contra US$ 44.990 (R$ 245.874) do Y Premium. Para alcançar essa diferença, a marca optou por cortar diversos recursos que antes eram considerados básicos para um carro dessa faixa de preço.

Tesla Model Y Standard
Tesla Model Y Standard (Divulgação/Tesla)

No sedã, os cortes incluem a ausência da segunda tela de 8 polegadas para os passageiros traseiros, bancos dianteiros ventilados e traseiros aquecidos, além de retrovisores e coluna de direção com regulagem elétrica. Também ficaram de fora a direção automática e os amortecedores com ajuste de frequência. Até as rodas foram simplificadas: em vez de ligas mais elaboradas, o Standard traz rodas de aço de 18 polegadas com calotas. O desempenho também sofreu: a aceleração de 0 a 97 km/h passou de 4,9 segundos para 5,8 segundos, e a autonomia caiu de 584 km para 517 km.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O SUV foi o que mais teve cortes, o Model Y Standard perdeu o teto panorâmico de vidro, substituído por um forro convencional, além de bancos em tecido no lugar do revestimento sintético das versões mais caras. Foram eliminados itens como faróis adaptativos, subwoofer, filtro HEPA e até as novas barras de LED externas, que marcam o design atualizado do Y. O desempenho também foi penalizado: o tempo de aceleração de 0 a 96 km/h saltou de 5,4 segundos para 6,8 segundos, enquanto a autonomia caiu de 575 km para 517 km.

Tesla Model 3 Standard

Continua após a publicidade

Tesla Model 3 StandardApesar de todas essas mudanças, a retirada do rádio AM/FM continua sendo a decisão mais simbólica. A Tesla economiza entre US$ 50 (R$ 273) e US$ 70 (R$ 382) por veículo ao eliminar o sistema, já que não precisa blindar a unidade contra interferências dos motores elétricos.

Para a marca, trata-se de um detalhe sem grande impacto no uso cotidiano, mas a discussão vai além: políticos nos Estados Unidos defendem que o rádio AM seja item obrigatório, principalmente por questões de segurança em áreas rurais, onde o sinal de internet e aplicativos de streaming não têm boa cobertura.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.