Novo Volvo XC40 2022 e C40 terão versões mais baratas no Brasil
Nova versão de entrada terá apenas um motor, será mais barata e terá a mesma autonomia da versão com tração integral; S60 está fora de linha no Brasil
A reestilização do Volvo XC40 anunciada na Europa há poucas semanas e que o deixa mais parecido com o SUV cupê C40 estreia no Brasil ainda em 2022. Além de um novo visual, o SUV elétrico renovado ainda terá opção mais barata, com menos potência.
A grande mudança no visual do XC40 está nos faróis chanfrados e com opção de leds matriciais, que vêm do novo Volvo C40. Além disso, o novo para-choque dianteiro tem nichos laterais com desenho vertical e a grade ganha novo desenho interno, mas sem a tomada de ar extra sob ela, como no cupê.
Na traseira, nada muda para o elétrico. Mas rodas, cores da carroceria e materiais de acabamento interno também mudaram. O SUV já havia trocado a forração de couro natural no volante por material sintético e a central multimídia e o quadro de instrumentos digital baseados no sistema operacional Android Automotive OS estrearam em 2020.
Uma boa novidade está na mecânica. Além da versão elétrica Recharge P8, que é vendida hoje no Brasil com dois motores elétricos de 204 cv, um em cada eixo, e um total de 408 cv, há uma nova opção com apenas um motor.
Esta nova opção mecânica, Recharge P6, dispõe de um motor com 231 cv e 33,7 kgfm na dianteira, alimentado por uma bateria de 70 kWh de capacidade (67 kWh úteis). Esta configuração consegue a mesma autonomia de 400 km obtida pela versão de 408 cv com sua bateria de 78 kWh (75 kWh úteis), quando no ciclo de medição WLTP.
Essa segunda opção mecânica também será estendida ao Volvo C40. A intenção é oferecer versões mais acessíveis que as atuais, até mesmo para compensar a ausência de versões com motores a combustão. Hoje, o Volvo XC40 Recharge P8 parte dos R$ 409.950, enquanto o Volvo C40 Recharge P8 custa R$ 419.950.
Volvo S60 saiu de linha
A Volvo cortou outro modelo híbrido de sua linha. O sedã S60 teve sua importação suspensa no Brasil por não dispor de uma versão elétrica. Curioso é que o Volvo S90 segue a venda por R$ 399.950 com praticamente a mesma mecânica híbrida, composta por motor 2.0 a gasolina e um elétrico. XC60 e XC90 também são vendidos com esta mecânica, que soma 408 cv.