Nascido como um carro híbrido pacato, amigo do meio ambiente e de visual futurista, o Toyota Prius poderá ganhar uma inédita versão esportiva em breve. Talvez ele nunca tenha merecido tanto isso.
A nova versão será assinada pela divisão Gazoo Racing (GR), a mesma que prepara o poderoso GR Corolla, e fará parte do pacote de mudanças da quinta geração do modelo. A potência poderá superar os 300 cv, mas sem deixar de ser híbrido.
De acordo com o site Japan’s Best Car Web, o modelo seria batizado de Prius GRMN (sem especificar o significado das letras “MN”) e a apresentação será entre o final de 2023 e o início de 2024.
Vale o destaque para o fato de que ele faria parte da família GR, com verdadeiras credenciais esportivas, ao lado de GR Supra, GR Corolla e GR86. Ao contrário dos GR Sport, como Hilux, SW4 e Corolla Cross, que tem mudanças mecânicas limitadas, normalmente aplicadas ao conjunto de suspensão, e foco em alterações visuais.
Assim, o Prius GRMN seria o primeiro híbrido da divisão. As especulações da publicação japonesa apontam que o conjunto híbrido plug-in da versão Prime teria sido escolhido para a missão, já que é o mais potente. Nas configurações comuns, o conjunto entrega até 223 cv e tem apenas 8 cv a menos do que um GR 86, e vai de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, segundo a Toyota.
Mesmo que o Prius híbrido plug-in já tenha desempenho digno de um esportivo, porém, existem duas possibilidades para a versão apimentada: extrair números ainda maiores de potência e torque do conjunto ou trocá-lo por outro híbrido plug-in. O mais cotado é o utilizado pelo RAV4 Prime, que combina um 2.5 a gasolina com três motores elétricos, que somam 306 cv.
Além do aumento de potência, que é certo, o Prius GRMN também passaria por reforços para ter um chassi mais rígido e teria um novo conjunto de suspensão, também mais rígido e de acordo com a proposta de esportividade.