Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Lamborghini Urus híbrido tem 800 cv e bate recorde para um SUV

Lamborghini Urus SE faz o motor V8 a gasolina persistir, mas aproveita a necessidade de ser eletrificado para ser o Urus mais rápido e veloz de todos

Por Eduardo Passos
24 abr 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Lamborghini não tem pressa em abandonar os motores a combustão, mas também tem prazos para isso que não dependem dela. Se o jeito é apostar nos híbridos para ganhar tempo, o novo Lamborghini Urus SE aproveita a necessidade: o SUV superesportivo teve sua versão híbrida anunciada antes do Salão de Pequim, batendo recordes de potência.

    Publicidade
    Carroceria foi modificada para melhorar a performance
    Carroceria foi modificada para melhorar a performance (Divulgação/Lamborghini)

    O motor V8 4.0 se mantém, mas agora é acompanhado de um motor elétrico robusto. Ao todo, são 800 cv, tornando-o o SUV a combustão (ao menos parcialmente) mais potente do mundo. O título era dos Aston Martin DBX707, com 73 cv a menos.

    Publicidade

    O V8 da Lamborghini foi reconfigurado para que funcionasse harmonicamente com o propulsor elétrico. Curiosamente, isso causou a perda de 30 cv e 5,1 kgfm. Agora são “apenas” 620 cv/81,6 kfm do V8 e mais 192 cv/49,2 kgfm do elétrico, cuja bateria permite alcance superior a 60 km sem queimar uma gota de gasolina.

    Novo Urus híbrido vai de 0 a 100 km/h em 3,4 s
    Novo Urus híbrido vai de 0 a 100 km/h em 3,4 s (Divulgação/Lamborghini)

    Esse é o modo indicado para uso na cidade, mas também há ajustes pré-programados para estradas, pistas e dias de neve. Eles também alteram a suspensão a ar, cuja altura varia em até 0,6 cm.

    Publicidade

    As células de energia engordaram o Urus SE em 300 kg, mas isso não o impediu de ficar ainda mais rápido: o Urus híbrido vai de 0 a 100 km/h em 3,4 s e tem velocidade máxima de 312 km/h. É a melhor versão em ambos os quesitos.

    Lamborghini Urus SE híbrido
    (Divulgação/Lamborghini)

    Para tanto, o arranjo da transmissão mudou profundamente, já que o motor elétrico fica no meio do carro, anexado ao câmbio automático de oito marchas. As partes, que ainda incluem caixa de transferência e diferencial traseiro de deslizamento limitado, são orquestradas por uma embreagem especial.

    Publicidade
    Combinações de interior superam as centenas
    Combinações de interior superam as centenas (Divulgação/Quatro Rodas)

    Estética retocada

    Também aproveitando a ocasião, a Lamborghini alterou os faróis do Urus para inserir novas matrizes de leds e uma assinatura visual inspirada na cauda de um touro. O para-choque dianteiro é outra novidade, assim como a grade frontal, o aerofólio e o difusor de ar, que aumentam a downforce em 35%. As lanternas seguem a moda que, pelo jeito, vai dos carros mais baratos ao superesportivos: uma régua horizontal em preto atravessa a traseira e liga as duas peças.

    Autonomia só com eletricidade supera os 60 km
    Autonomia só com eletricidade supera os 60 km (Divulgação/Lamborghini)

    A nova mecânica exigiu que o porta-malas fosse remodelado, também considerando a distribuição de peso e a passagem de ar por baixo do SUV. O painel ainda foi incrementado com novo quadro de instrumentos digital de 12,3” que, junto à central multimídia, totaliza 24,6” de telas. 

    Publicidade
    Lamborghini Urus SE híbrido
    (Divulgação/Lamborghini)

    Mas esse é só o ponto de partida, pois espera-se que o comprador dê sua cara ao Lamborghini Urus SE através dos opcionais. São mais de 100 opções ligadas à carroceria, 47 opções de cores da cabine e 4 opções de revestimento. Sem contar rodas e tudo mais que a imaginação permitir.

    Continua após a publicidade

    O preço do novo Urus SE ainda não foi revelado, mas deverá superar os R$ 4 milhões ter um no Brasil.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.