Novo Chevrolet Bolt chega até setembro para recomeçar eletrificação da GM
Novo Bolt terá de recomeçar a eletrificação da Chevrolet no Brasil, que terá uma série de novos carros elétricos nos próximos anos
Tudo parecia certo para o lançamento do Chevrolet Bolt reestilizado. Há exatamente um ano a Chevrolet anunciava o início da pré-venda, no Brasil, do seu monovolume elétrico com visual e tecnologia renovados, e com uma série de vantagens para os primeiros 20 compradores.
Mas um recall fez com que aquelas unidades que seriam entregues em setembro de 2021 não tenham sido entregues até hoje. O lançamento, de fato, será em breve e as primeiras unidades serão entregues, enfim, no último trimestre deste ano.
O motivo foi um recall de mais de 140.000 unidades do Chevrolet Bolt em todo o mundo motivado por defeito nas baterias, fornecidas pela LG. A produção do elétrico foi paralisada imediatamente após o anúncio do recall e depois foi retomada priorizando a produção do conjunto de baterias para viabilizar o recall.
A GM chegou a contabilizar um gasto de aproximadamente U$ 2 bilhões para a substituição das baterias, dos quais U$ 1,9 bilhão serão restituídos pela LG.
Na prática, a Chevrolet do Brasil teve uma pausa de mais de um ano na sua única opção de carro eletrificado. Agora, porém, a intenção é retomar a venda de carros elétricos e não parar mais: nem de vender, nem de lançar produtos.
Como é o novo Bolt?
O Chevrolet Bolt foi o primeiro carro elétrico da GM vendido no Brasil, em 2019. Agora, o Bolt 2022 tem visual mais moderno.
A dianteira está mais limpa, com faróis que parecem se esconder entre os vincos da carroceria e com as luzes diurnas em destaque. A grade, ainda que seja falsa, se faz presente e simula uma trama em formato de favos de mel. O capô também é novo.
A traseira tem novo para-choque com área sem pintura maior, enquanto as lanternas ficaram mais estreitas, aumentando a área do vidro traseiro.
Na cabine, um novo volante ajuda a mudar o estilo, mas os novos console central e os comandos para o ar-condicionado também são mais ergonômicos, enquanto o seletor de marcha por botões parece mais eficiente que o antigo seletor do câmbio por joystick.
A central multimídia ganhou compatibilidade sem fio com Apple Carplay e com aplicativos, como Alexa, Spotify e The Weather Channel.
Seu motor elétrico ainda entrega 203 cv e 36,7 kgfm, responsável por tracionar as rodas dianteiras. Agora revisto, o conjunto de baterias de íons de lítio com 65 kWh de capacidade entrega autonomia de até 416 km.
Foco nos SUVs elétricos
Para 2023 está previsto o lançamento do Chevrolet Bolt EUV no Brasil. Por sinal, trata-se de uma variante do Bolt maior e com visual aventureiro. Há um ganho de 16 cm no comprimento, sendo que 7,4 cm estão no entre-eixos.
A vantagem maior está no espaço interno e, principalmente, no espaço disponível no banco traseiro. Há um reforço na proposta familiar, portanto.
O Bolt EUV também é melhor equipado, tendo carregador sem fio para smartphones de série e opcionais como teto solar panorâmico e bancos dianteiros aquecidos e ventilados, e traseiros aquecidos.
No visual, as diferenças ficam por conta da grade dianteira mais marcada, de adereços visuais nos para-choques e nas barras longitudinais no teto.
Os verdadeiros SUVs elétricos da Chevrolet chegarão depois. Os novos Chevrolet Blazer EV e Equinox EV já estão confirmados para o Brasil, ainda que nem todos os seus detalhes técnicos tenham sido revelados. Até mesmo porque não seria possível confirmar: ambos ainda estão em fase de desenvolvimento.
O projeto da Blazer está mais avançado e, inclusive, teve algumas características técnicas reveladas recentemente, assim como algumas de suas versões. O mais curioso é que aproveitará a versatilidade da plataforma Ultium ao máximo: terá versões com tração dianteira, traseira e integral.