O novo Chery QQ Ice Cream é completamente diferente daquele que conhecemos. Agora ele é um pequeno carro elétrico de duas portas e o aspecto simpático vem do conjunto de faróis com leds em forma de “U” e das cores da carroceria, sempre em tons pastel.
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Mais que isso: e um carro elétrico acessível. O novo Chery QQ acaba de ter seus preços revelados na China, por ocasião do início de sua pré-venda. Os preços partem dos 29.900 yuan, o equivalente a R$ 26.000 ao câmbio atual. Na prática, custa pouco mais que a metade do preço de um Renault Kwid Life, básico (R$ 48.790).
Esse preço não tem segredo. A versão mais barata chama-se Pudim (é sério!) e não tem ar-condicionado, só aquecimento do ar, assim como o Kwid de entrada. Mas monitor de pressão dos pneus, sensores de ré, câmera de ré e assistente de partida em rampa são equipamentos de série. A bateria também é mais modesta, com 9,6 kWh, garantindo autonomia para 120 km no ciclo NEDC.
A versão intermediária, Casquinha, e a topo de linha, Sundae, têm bateria de 13,6 kWw, elevando a autonomia para 170 km (NEDC) e o tempo de recarga de 6 para 8 horas em tomada doméstica. O motor é sempre o mesmo, um elétrico síncrono com 27 cv e 8,5 kgfm. É suficiente para ter máxima acima dos 100 km/h. A tração é traseira e, como o antigo QQ, a suspensão traseira é por eixo rígido.
A simplicidade se destaca na cabine, sem grandes luxos além do volante multifuncional de dois raios, do quadro de instrumentos digital, com tela colorida de lcd e do rádio com Bluetooth. Na falta de central multimídia, há um nicho no meio do painel para colocar o celular de pé. Os vidros elétricos têm botões no console central, à frente do seletor de marcha giratório.
Por exemplo, é preciso escolher entre ter porta-malas ou dois lugares na traseira. Afinal, é um carro com meros 1,96 m de entre-eixos e 2,98 m de comprimento. A altura é de 1,64 m e a largura, de 1,50 m. Os pneus têm apenas 12 polegadas.
A proposta do novo carro elétrico de entrada da Chery é convencer o público mais jovem a comprar um carro. Mas é estranho dizer que o Chery QQ Ice Cream Sundae é sua versão mais completa – e custa a partir de 43.900 yuan (R$ 38.150). As entregas começam em novembro.
Elétricos populares no Brasil
Talvez o novo QQ seja simplório demais para o Brasil, mas isso não quer dizer que a Caoa Chery não pretende explorar o segmento de compactos elétricos. Sua aposta será no pequenino elétrico eQ1, que já tem unidades no Brasil segundo apurou QUATRO RODAS. O carrinho de duas portas tem apenas 41 cv, com motor traseiro de imãs permanentes que não representa grande problema para seu intuito de mobilidade urbana.
Na China ele é vendido por menos de R$ 60.000 e no Brasil, obviamente, deverá ser mais caro. No caso do eQ1 tamanho não é o único documento, e apesar da proposta econômica o subcompacto traz central multimídia de 10’’, quadro de instrumentos de LCD, assistente de estacionamento e suspensão independente. A autonomia da “formiguinha”, como é apelidado no país asiático, supera os 100 km.
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