Novo BYD Han 2025 tem versões elétricas e PHEV e está mais barato
Versão 2025 do sedã estreia na China com reduções de preços para tentar manter a liderança de seu segmento
Na China, o sedã BYD Han está chegando à linha 2025 repleto de novidades. As principais novidades estão na mecânica e na tecnologia do modelo. Porém, o que vai agradar mais o consumidor chinês são os preços, que ficaram menores nesta versão.
Diferente daqui, o Han também tem uma variante híbrida disponível na China. Ela traz o já conhecido sistema DM-i de quinta geração, que combina um motor 1.5 turbo de 156 cv a outro elétrico de 272 cv. A potência combinada não foi informada, mas o torque dos dois motores juntos é de 32,12 kgfm.
A versão mais básica com mecânica PHEV do sedã foi justamente a que ficou mais barata, 4.000 yuans para ser exato, e agora os preços variam entre 165.800 a 225.800 yuans (R$ 130.163 e R$ 177.267, respectivamente).
Segundo o ciclo de medição chinês, o Han híbrido plug-in é capaz de fazer até 26,3 km/l, enquanto o alcance máxima somando a bateria mais o tanque de combustível chega aos 1.350 km pelo ciclo CLTC. Já na aceleração, a BYD divulga um tempo de 0 a 100 km/h de 6,9 s.
Acima dele, temos o Han elétrico, que não é bem como o que é vendido no Brasil. Por lá, ele tem apenas um motor elétrico dianteiro de 203 cv e 31,61 kgfm, diferente do sedã bimotor vendido por aqui, que entrega 517 cv e 69,3 kgfm e que estava disponível até a linha 2024 na China.
Isso explica seu desempenho mais contido, menor até que o do PHEV. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,9 s. Mas há mais opções de bateria com alcances distintos, podendo ser de 506 km, 605 km e 701 km. As duas primeiras custam, respectivamente, 179.800 (R$ 141.154) e 195.800 yuans (R$ 153.715). Enquanto as topo de linha e com alcance mais alto saem por 209.800 (R$ 164.706) e 235.800 yuans (R$ 185.117).
Todas as variantes elétricas são equipadas com arquitetura elétrica e as baterias Blade da BYD. Isso significa que os carros podem ser carregados com carregamento rápido, indo de 0% a 80% em apenas 30 minutos.
Se por fora a BYD decidiu por não fazer alterações, por dentro ela apostou em melhorar o conforto dos seus passageiros. A central multimídia de 15,6’’ oferece assistência por voz e navegação 3D. Há ainda sistema de som Dynaudio de 12 alto-falantes com modos de som ajustáveis e foco espacial. Enquanto isso, os assentos dianteiros são climatizados e oferecem até 10 pontos de massagem.
Para melhorar a condução, o Han ganhou o sistema de amortecimento inteligente DiSus-C, que ajusta a suspensão para oferecer mais conforto ou esportividade, de acordo com o gosto do motorista. Para segurança ele trás o sistema DiPilot 300 com LiDAR e chip Nvidia Orin-X. Esse sistema oferece assistência nível 2+ (L2+), como direção autônoma em trechos urbanos.