Nova geração do Renault Duster terá versão elétrica na Europa
Duster elétrico será vendido pela Dacia e usará plataforma dos elétricos da Nissan e da Renault para garantir que seu SUV não será caro
Marca de baixo custo da Renault, a Dacia anunciou que pretende eletrificar de maneira gradual toda a sua linha, incluindo a nova geração do Duster. A proposta é garantir versões elétricas que continuem acessíveis como os veículos a combustão e híbridos da marca.
O próximo Duster elétrico será, provavelmente, baseado na arquitetura CMF-BEV, também conhecida como AmpR Small. A plataforma é a usada pelos Renault 5 e Renault 4 e já está confirmada para os novos veículos elétricos da Nissan, como os novos Micra e Juke — a versão europeia do March, e o primo europeu do Kicks, respectivamente. A montadora romena tem como objetivo utilizar a mesma plataforma para toda sua linha elétrica daqui para frente.
Como a CMF-BEV é uma evolução da plataforma CMF-B existente, é de se esperar que a transição seja tranquila. Além de que a semelhança entre elas ajuda a manter os custos de fabricação baixos, já que ambos os carros, seja a combustão ou elétrico, podem ser produzidos na mesma fábrica.
Ainda não foi confirmado se haverá uma mudança de visual para o Duster elétrico, mas como a Dacia pretende reduzir os custos, é de se esperar que não ocorra uma mudança muito radical de design.
Em uma reportagem para da Autocar, o CEO da Dacia, Denis Le Vot, não chegou a confirmar a data, mas afirmou que o veículo “chegará a tempo”. É bem provável que mais detalhes sobre essa nova fase de eletrificação sejam divulgados em um evento especial da marca que acontecerá em novembro.
Antes do Duster elétrico ser revelado, a Dacia lançará um novo Sandero em 2027, junto com um veículo elétrico urbano, que substituirá o Spring – o nosso Kwid E-Tech. A montadora também pretende apresentar dois novos modelos compactos a combustão que irão se juntar ao Bigster no topo da linha — ambos serão oferecidos com opções de motorização a gasolina e híbrida.
Os principais concorrentes do novo Duster elétrico seriam o Renault 4 E-Tech, o futuro Fiat Grande Panda 4×4, o Jeep Avenger, o Suzuki e-Vitara e o Toyota Urban Cruiser. A nova versão não servirá como um substituto para para o modelo híbrido já existente, que também está disponível com motor a gasolina ou GLP.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Jeep Compass de nova geração começa a ser fabricado e chega ao Brasil em 2027







