Nova bateria promete levar híbridos mais longe do que muito elétrico
Além do longo alcance, a novidade da CATL promete recargas ultrarrápidas de aproximadamente 15 minutos
Responsável por fornecer baterias para grande parte dos carros eletrificados no mundo, a CATL anunciou o que pode ser uma revolução no segmento. Trata-se de uma inédita bateria dedicada exclusivamente aos híbridos, mas com promessa de autonomia superior a de muitos carros elétricos.
Segundo a empresa, a nova bateria, batizada de Freevoy Super Hybrid Battery, poderá ultrapassar os 400 km de autonomia com uma carga – número acima dos oferecidos atualmente por híbridos e até por alguns elétricos mais baratos, e sem contar o motor a combustão. Com isso, a CATL diz que os proprietários dos veículos terão uma experiência bastante próxima à de um carro elétrico.
O componente poderá equipar cerca de 30 modelos já em 2025, entre marcas como Chery, SAIC, Geely, Li Auto, Avatr, Changan e Neta, e variando entre híbridos plug-in (PHEV) e elétricos com extensor de autonomia (EREV) – nos quais há um motor a combustão que funciona apenas para gerar energia para a bateria, sem tracionar as rodas.
Além da autonomia, outra promessa é a de velocidade de recarga. Com apenas 10 minutos, segundo a empresa, é possível obter mais de 280 km de alcance e carga completa em cerca de 15 minutos.
A Freevoy garante ainda eficiência e segurança, sem problemas de funcionamento mesmo a temperaturas muito baixas, graças a uma tecnologia de íons de sódio. Será possível, por exemplo, fazer uma recarga a até 30°C negativos, situação crítica para grande parte dos modelos eletrificados. Outra tecnologia permite controle de potência multinível.
Na segurança, a tecnologia NP2.0 inclui um isolamento ativo de fumaça e um sistema de alta pressão, que reduzem as chances de defeitos.