Mitsubishi terá carro feito por fabricante de iPhone e com design Pininfarina
Foxtron Model B será o ponto de partida do novo SUV compacto japonês, que terá produção iniciada ainda este ano

A Mitsubishi confirmou que terá um novo SUV compacto elétrico, cujos nome e desenho ainda são desconhecidos – este último, porém, nem tanto. Isso porque o modelo deverá ser desenvolvido a partir do Model B, desenhado pelo estúdio italiano Pininfarina. Mas a mistura vai além: ele será feito pela empresa que fabrica os iPhone para a Apple.
Com sua revelação e produção previstas já para este ano, o SUV será feito em Taiwan pela Foxtron, uma parceria entre a Yulon Motor e a Foxconn, esta responsável por produzir os aparelhos eletrônicos da Apple.

Esse modelo de produção é, para a Mitsubishi, uma forma “rápida e de baixo risco” para ter um carro elétrico, já que não exige transformações de fábricas próprias e reduz os custos e o trabalho no desenvolvimento. Também permite que a marca faça uma expansão de sua linha e da área de cobertura em mercados estratégicos. Entre eles estão a Nova Zelândia e a Austrália, que receberão o novo SUV, a partir de 2026. A Europa não está nos planos

Quanto ao desenho, é possível que o modelo mantenha a estrutura da carroceria do conceito Foxtron Model B, que tem linhas limpas, mas cantos mais angulosos, especialmente na traseira. Apresentado em 2022, ele tem 4,3 metros de comprimento (pouco a mais do que um Jeep Renegade) e entre-eixos de 2,8 metros. Outra característica marcante do SUV desenhado pela Pininfarina, cuja apresentação foi em 2022, é o baixo coeficiente aerodinâmico, de 0,26.
O interior rende-se à tendência chinesa, com aparência minimalista e destaque para a grande tela da central multimídia. O quadro de instrumentos é representado por um pequeno visor monocromático unido à coluna de direção. Os retrovisores, no conceito italiano, são digitais por câmeras, com telas posicionadas próximas às bases das colunas A.