Tesla estaria abandonando seus carros elétricos em terreno baldio nos EUA
Centenas de carros da Tesla estão largados em um grande terreno com grama alta e internet tenta descobrir o real motivo do abandono
Uma grande quantidade de carros elétricos da Tesla foi encontrada, aparentemente, abandonada nos Estados Unidos. O terreno está coberto por grama alta, reforçando a hipótese de abandono, e fica a poucos minutos do Tesla Service Center, na cidade de Tampa, na Flórida.
Não existe nenhuma cobertura no local e os carros, ainda 0km, estão todos expostos ao sol forte do verão. Essa situação chamou a atenção da imprensa americana e, claro, da internet. Tanto é que a história está gerando uma grande discussão no Reddit.
Muitos dos carros são os Tesla Model 3 mais recentes, com o visual já atualizado na dianteira e com novos conteúdos. Há também alguns Model 3 pré-facelift e unidades do crossover Model Y.
Um usuário do Reddit chamado Eric relatou na rede social que, de acordo com o número do chassi dos carros — em especial os Model 3 atualizados — eles foram produzidos entre abril e maio deste ano, ou seja, têm apenas quatro meses.
Outra observação feita pelo usuário diz respeito ao acabamento dos carros. Eric relatou que “as rodas estão fora do padrão e o interior tem cores misturadas”. Um exemplo citado no Reddit diz respeito aos bancos dianteiros: um na cor branca e o outro preto. Fora isso, os carros também estão com uma pintura de má qualidade, com a tinta descascando, granulada ou muito fina, em alguns casos expondo o primer.
Outro usuário do Reddit, teckel, adicionou um comentário importante para essa história. Segundo ele, ao olhar as imagens do Modo Sentinela de seu Model Y — sistema de segurança que filma tudo ao redor dos Teslas — ele percebeu que, em 2022, antes de adquirí-lo, o SUV se encontrava em um local muito semelhante ao “pátio” de Tampa, induzindo a pensar que os modelos estão ali esperando um dono.
A explicação sobre o porquê de tantos carros estarem nessa situação ainda não foi dada de maneira oficial. Porém, um terceiro membro do Reddit, fixumistakes, diz ter entrado em contato com o Tesla Service Center de Tampa para saber o que estava havendo.
Segundo ele, que afirma ser um morador da região, o terreno estava sendo usado como estoque de lotes excedentes do novo Model 3, já que a empresa ficou sem espaço nas suas principais instalações na Flórida e em Orlando. Fixumistakes também diz que passa pelo local quase que diariamente e sempre percebe que o número de veículos estacionados vive variando.
O caso parece expor um problema que muitas montadoras de carros elétricos estão encontrando: a queda na procura pelos seus carros. 2024 não começou tão bem para a Tesla, que teve uma queda de 484.507 unidades vendidas no último trimestre de 2023 para 386.810 no primeiro trimestre deste ano.
Apesar de ter mostrado uma recuperação no segundo trimestre de 2024, alcançando 443.956 vendas, especialistas afirmam que os números da Tesla nos EUA irão cair neste ano.
Se a previsão estiver correta, será difícil atingir os bons resultados de 2023. No ano passado, os dois únicos carros elétricos entre os dez mais vendidos do mundo eram Teslas. O Model Y foi o líder do ranking mundial, com 1.223.000 unidades, enquanto o sedã Model 3 ficou em décimo com 508.000 unidades vendidas.