Mini Cooper JCW elétrico já é estrela das corridas antes de ser revelado
O hot hatch elétrico já venceu a sua categoria nas 24h de Nürburgring e agora vai correr no Goodwood Festival of Speed sem tirar a camuflagem
Como de costume, o Mini Cooper sempre recebe uma versão esportiva que homenageia John Cooper, o criador da marca britânica, e com a versão elétrica não seria diferente. O Mini JCW E já foi protagonista nas 24h Nürburgring, vencendo sua categoria enquanto corria camuflado, e já é presença garantida no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra.
No evento, que começa no próxima dia 11, o JCW correrá na famosa corrida de subida. Não esperamos que ele seja oficialmente revelado lá, afinal, o lançamento está marcado para o final do ano, mas é provável que a Mini comece a revelar mais detalhes sobre o carro.
Até o momento, muito pouco foi informado sobre o veículo. O chefe da linha de produtos Mini, Stefan Floeck, disse anteriormente que a intenção é que o JCW elétrico tenha as mesmas capacidades da sua versão a combustão. Ou seja, podemos esperar, no mínimo, uma aceleração de 0 a 100 km/h de 6,1 s.
Em suas declarações, o executivo não chegou a afirmar, mas deu fortes indícios que o JCW elétrico terá apenas um motor e tração dianteira, como acontece nos modelos a gasolina, mesmo já tendo confirmado anteriormente que a plataforma do novo modelo aceitaria motorização dupla.
“A coisa mais importante quando se trata de um carro com tração dianteira é que de um lado você tem um grande benefício, porque o centro de gravidade é mais baixo , porque você tem a bateria na parte inferior.”, disse Floeck.
O executivo também comentou um pouco sobre a dinâmica do carro e a questão do peso de um trem força elétrico, detalhes importantes para passar a sensação de kart que a Mini tanto preza: “Você também tem um bom equilíbrio com o peso na frente e atrás dos carros. Portanto, os genes – um centro de gravidade baixo e equilíbrio de peso 50/50 – são melhores para a dinâmica de condução.”, comentou.
“Por outro lado, você tem um peso um pouco maior. Logo, para lidar com o peso maior, é uma questão de pneus para a dinâmica de direção. Então vamos colocar pneus diferentes no carro para lidar com isso, que têm diâmetro maior.”, completou Floeck.