O primeiro Mercedes-Benz elétrico a carregar a sigla AMG pode até ter sido o EQS, mas ele não nasceu como um Mercedes-AMG. Para este posto a marca prepara um carro que não se trata apenas de uma versão esportiva, mas sim de um superesportivo elétrico totalmente novo, antecipado pelo conceito Vision AMG.
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Previsto para estrear em 2025, o futuro concorrente direto do Porsche Taycan e do Audi RS e-tron GT será construído sobre a nova plataforma AMG.EA, feita exclusivamente para carros elétricos da Mercedes-AMG.
“Estamos desenvolvendo tudo do zero, desde a plataforma dedicada AMG.EA até a revolucionária tecnologia de transmissão, com a qual levaremos a mobilidade elétrica de desempenho a um nível totalmente novo”, diz Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-AMG.
Lanternas ou escapes?
Como todo conceito, o Vision AMG tem na aparência seu grande – e polêmico – destaque. A dianteira tem faróis interligados por um filete iluminado, além de dois traços em cada uma das pontas. Na prática, o conjunto forma a estrela de três pontas da marca, porém estlizada. Mais abaixo, também iluminada e fechada, está a “grade” do superesportivo, com frisos verticais.
Visto de lado, o esportivo de quatro portas tem uma silhueta aerodinâmica e de proporções bem definidas, como o entre-eixos longo e os para-lamas “musculosos”. As rodas são de 22 polegadas com desenho aerodinâmico e as janelas são praticamente cobertas na mesma tonalidade da carroceria.
A traseira, com superfícies lisas e um grande difusor de ar em fibra de carbono, evidencia as lanternas posicionadas no para-choque. Elas são formadas por dois conjuntos de três círculos, com iluminação tridimensional, e que tentam se passar por saídas de escape. Afinal, mesmo sendo um AMG, carro elétrico não tem escapes.
Não foram reveladas imagens do interior, mas a Mercedes garante que há muito espaço para quatro pessoas.
Tecnologia para desempenho
O Vision AMG não teve suas especificações detalhadas, mas a marca disse que ele é equipado com um motor “inovador”, batizado de Axial Flux Motor, desenvolvido pela YASA, subsidiária da Mercedes-Benz. O motor elétrico, segundo a fabricante, é compacto e leve, e “fornece substancialmente mais potência do que os motores elétricos convencionais”.
Além disso, a Mercedes falou brevemente sobre a nova transmissão utilizada por ele e que estará em carros de produção futuros, além da nova bateria de alta tensão dedicada aos modelos de alto desempenho.