Marca da Geely, Farizon chega ao Brasil com vans e caminhão elétrico
Veículos comerciais serão importados pelo Grupo Timber, o mesmo que trouxe a picape elétrica Riddara ao país

O Grupo Timber está ampliando sua parceria com a Geely, desta vez apostando no lançamento de uma outra marca da empresa chinesa. Trata-se da Farizon, divisão de veículos comerciais, que agora desembarca no Brasil com uma linha formada por duas vans e um caminhão, todos elétricos.
Com o início das vendas previsto para agosto, a Farizon entrará em um segmento que ainda está crescendo no país, o dos veículos comerciais elétricos. Os primeiros modelos escolhidos foram as vans V6E e SuperVAN, de 8m³ e 11m³, respectivamente. A dupla chega na configuração furgão, para fazer o “last mile” nas entregas.

A V6E será a versão mais barata, embora o preço de nenhum dos veículos ainda tenha sido divulgado. É um veículo mais compacto, com 4,84 metros de comprimento e um espaço traseiro de 6 m³, capaz de carregar até 1.150 kg de carga. Será vendida sempre como furgão, com foco em empresas de logística.
Mesmo assim, é bem equipado. Traz painel de instrumentos digital, central multimídia com Apple CarPlay, câmera de ré, ar-condicionado digital, alerta de permanência em faixa e até um seletor de modo de condução com a sopções Eco, Normal e Sport.

Como a ideia é ser usada no transporte urbano, a Farizon optou por duas opções para as portas. O lado do passageiro conta com uma porta corrediça, enquanto a traseira tem abertura de até 270°, o que significa que ela se move até estar paralela com a carroceria.
Seu motor é posicionado no eixo dianteiro, entregando 136 cv e alimentado por uma bateria de 81 kWh. A Farizon fala de uma autonomia de 285 km pelo ciclo de testes europeu WLTC, alcance que deve cair quando for testado pelo Inmetro. Para ajudar a manter a carga, a velocidade máxima é limitada a 110 km/h.
Quando precisar recarregar, pode usar uma estação de corrente contínua de até 41 kW, preicsando de 30 miutos para ir de 10 a 80% da carga total. Quando estiver parado na garagem e carregando no wallbox de 6,6 kW, precisará de seis horas para chegar a 100%.

Para empresas que precisam de algo mais robusto, haverá a SuperVAN. Maior, ela será vendida em duas configurações. A primeira tem 4,99 metros de comprimento e 7,9 m³ de espaço de carga, carregando até 1.265 kg. Há uma opção maior de 5,49 m, ampliando o espaço para 11,2 m³ e a capacidade de carga para 1.170 kg. Ao contrário da V6E, a empresa estuda a possibilidade de ter também uma variante de passageiros em outro momento.
Independente do tamanho, a van tem um motor de 231 cv e uma bateria de 82,9 kWh. A autonomia é de 386 km pelo WLTP e a empresa estima um alcance de 300 km pelo Inmetro. Assim como a V6E, há uma limitação na velocidade máxima, neste caso de 135 km/h.

As duas versões virão com piloto automático adaptativo, câmera 360°, painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia de 12,3”, faróis de led, frenagem automática de emergência, detector de ponto cego, assistente de permanência em faixa, chave presencial, entre outros.

Com uma arquitetura mais moderna, suporta um carregador de até 100 kW, porém a carga de 20 a 80% leva 36 minutos. Também aceita um wallbox de até 22 kW.

Além das vans, a empresa também trouxe um caminhão elétrico, o H9E. Também contará com duas versões, uma de 5,99 m e com 6 toneladas, adequada para casos como o de São Paulo, onde há uma restrição para caminhões maiores durante alguns horários do dia. Vem com uma caçamba de 21 m³. Se a restrição urbana não é um problema, é possível comprar a variante de 8 toneladas e com 7,99 metros de comprimento, elevando o compartimento de carga para 31 m³.
A motorização será sempre composta pelo propulsor de 190 cv e 42,3 kgfm, enquanto a bateria é de 100,5 kWh. A Autonomia não foi revelada, nem o tempo de recarga.
Os veículos estarão disponíveis nas nove concessionárias da Timber: Curitiba e Marialva (PR), Lages e Palhoça (SC), Pelotas, Guaíba e Capão do Leão (RS), Três Lagoas (MS) e Curvelo (MG).