Lamborghini adia lançamento de seu primeiro carro elétrico para 2029
O cupê Lanzador estava com estreia marcada para 2028, mas a empresa está repensando algumas estratégias para a entrada no segmento de carros elétricos

A Lamborghini está se preparando entrar no segmento de carros elétricos e já havia confirmado a estreia de seu primeiro modelo em 2028. Porém, segundo a Reuters, a empresa adiou o lançamento para 2029 – e quem afirmou isso foi o próprio CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann.
O executivo passou essas informações a jornalistas na sede da montadora, em Sant’Agata Bolognese, na Itália. Segundo ele, o mercado ainda não está pronto para receber carros elétricos de alto desempenho e a empresa não tem pressa nenhuma para lançar o seu primeiro carro elétrico.

Winkelmann também disse que a Lamborghini está aguardando o posicionamento da União Europeia, em 2026, sobre a proibição da produção de carros a combustão até 2035. Esta revisão poderá incluir novas brechas para carros que utilizarem combustíveis neutros em carbono, criando uma “oportunidade” para a empresa em relação aos carros a combustão.
Todos os modelos oferecidos atualmente pela Lamborghini são híbridos plug-in. O Lamborghini Lanzador, conceito apresentado no ano passado, tinha a proposta de antecipar a estreia da marca no segmento de carros elétricos.

O elétrico é um cupê de alto desempenho, com visual característico da Lamborghini. No ano seguinte do lançamento do Lanzador, marcado agora para 2029, a empresa planejava inicialmente o lançamento de um SUV elétrico. Mas, com essa mudança de rota, isso também deve mudar.
A Lamborghini não é a única que está fazendo um replanejamento nos planos de eletrificação no segmento de supercarros. A Aston Martin e a Bentley também anunciaram um atraso de um ano para seus primeiros elétricos, que acontecerá apenas em 2026.

Até a Rimac, marca de supercarros elétricos, tem passado por problemas neste segmento. O CEO e fundador da empresa, Mate Rimac, afirmou, há alguns meses, que os compradores de carros deste mercado enxuto têm procurado produtos com experiência mais emotiva e analógica. Não à toa que o hipercarro elétrico Nevera, lançado em 2021 e com produção fixada em apenas 150 unidades, não teve uma procura alta.
Na contramão disso, a Ferrari segue com seu cronograma de eletrificação e deverá lançar seu primeiro modelo elétrico já em 2025.