Jaguar pode ficar um ano sem vender carros novos para focar na eletrificação
Hiato está confirmado para a Europa e, junto dele, montadora também anuncia novo conceito que vai reformular tudo o que conhecemos sobre a marca
A Jaguar vai parar de fabricar e vender veículos novos. Calma, não se trata do fim da marca britânica, mas sim um período de preparação para o futuro elétrico.
Enquanto outras marcas de luxo, como Mercedes-Benz, Porsche e até a ‘irmã’ Land Rover, estão desacelerando os planos de eletrificar totalmente as suas linhas, a Jaguar quer fazer o contrário. A ideia é que, a partir de 2026, todos os novos veículos sejam elétricos.
Esse será um ponto de virada na história da Jaguar. Não se trata apenas de vender apenas carros elétricos, mas também de reformular todo o conceito por trás de seus carros. E o ponto de partida será apresentado em dezembro deste ano, por meio de um novo protótipo.
Em entrevista à Autocar, Rawdon Glover, diretor da Jaguar, descreveu o conceito como uma “cópia de nada”. A ideia por trás deste protótipo, segundo o executivo, é repensar tudo aquilo que conhecemos sobre carros elétricos.
“Se olharmos para ele, é um setor bastante homogêneo, e suspeito que isso possa ser parte da razão pela qual o setor de BEV estagnou um pouco. Na verdade, o que você quer fazer é fabricar um carro que realmente desafie algumas dessas convenções.”, disse Glover.
De acordo com a Autocar, as principais caraterísticas do modelo serão os capôs longos, dianteira minimalista e imponente, sem janelas traseiras e com luzes de LED tão finas que serão quase imperceptíveis quando desligadas. O emblema do Jaguar pulando, que foi abandonado pela marca, vai voltar, mas com um formato reformulado, afirmou o executivo.
Todas essas características também estarão presentes no primeiro lançamento dessa nova era: um GT de quatro lugares e quatro portas, com dois motores e mais de 575 cv, carregamento ultrarrápido e alcance para mais de 700 km. O preço será acima das 100 mil libras, cerca de R$ 700.000 na cotação atual.
Como nova marca registrada, o design também estará presente em outros lançamentos futuros. Após o esportivo, a intenção é lançar um SUV para rivalizar com o Bentley Bentayga e um sedã grande, com proporções semelhantes ao Flying Spur.
Mas para se preparar para essa profunda reformulação, a Jaguar passará por um período de hiato. A marca vai encerrar ainda este ano a produção XE, XF e F-Type. O F-Pace é único que sobreviverá até 2025, mas não por muito tempo, já que também será descontinuado.
Com isso, a Jaguar vai fechar as vendas de veículos novos na maioria dos países da Europa até o final deste ano. Já no Reino Unido, as vendas vão cessar no início de 2025, segundo Glover.
Como o novo GT não começará a ser entregue até o início de 2026, em algumas regiões, a marca ficará até um ano sem vender nenhum carro novo. Por enquanto, ainda não há confirmação se essa pausa também valerá para mercados fora da Europa, como os Estados Unidos, onde o primeiro elétrico da nova geração será oficialmente apresentado.