O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (13) uma nova rodada de testes de impacto para veículos novos de América Latina e Caribe. Nesta rodada, o programa apresenta a primeira avaliação de um carro elétrico: o JAC E-JS1, produzido na China e vendido no Brasil, e que zerou nos testes.
De acordo com a avaliação, o subcompacto elétrico (equipado com airbag duplo frontal) não pontuou em segurança para os ocupantes adultos e obteve apenas 6,3% na proteção para crianças. As notas seguiram com 20,3% na proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 7% em assistência à segurança.
No impacto frontal, segundo o Latin NCAP, a estrutura demonstrou-se instável. Outros fatores que contribuíram para que o JAC E-JS1 levasse zero estrela foram a proteção torácica classificada como pobre para o motorista, com alta probabilidade de ferimentos e risco de vida, e o sistema de corte de emergência para evitar o risco de choque elétrico pós-colisão, que não funcionou.
A cabeça e a pelve demonstraram boa proteção nos testes de impacto laterais, enquanto o abdômen e o tórax tiveram proteção fraca. O impacto lateral de poste não foi realizado já que o modelo não oferece proteção lateral para a cabeça, nem como opcional.
Houve ainda um desgaste fora do comum nos pneus do modelo durante os testes de estabilidade, desgaste este severo ao ponto de a avaliação precisar ser interrompida.
“É profundamente decepcionante ver os fabricantes se aproveitarem do crescimento lucrativo do setor de veículos de baixa emissão às custas da segurança. Os danos causados pelos veículos de combustão interna são triplicados: lesões violentas em acidentes, poluição tóxica do ar e impacto climático no longo prazo, mas a melhoria em uma área não deve ser às custas de outra”, disse Saul Billingsley, diretor executivo da Fundação FIA, sobre os resultados do elétrico.
Como são avaliados os veículos elétricos
Embora o JAC E-JS1 seja apenas o primeiro modelo movido a eletricidade avaliado pelo Latin NCAP, uma série de normas já foram definidas para os próximos veículos do tipo.
Segundo o órgão, além do foco na segurança de adultos, crianças, pedestres e das tecnologias de assistência, também precisam ser considerados outros pontos. O risco de choque elétrico e os sistemas de corte da corrente elétrica em acidentes são avaliados.
O Latin NCAP também considera o maior peso dos elétricos em comparação com os veículos a combustão. Por isso, destaca que as estruturas devem ser desenvolvidas para manter resistência à colisão considerando esta massa, para evitar danos, além de nas próprias estruturas, nas fontes de energia – como as baterias.
Kia Sportage
Recém-lançado no Brasil, o novo Kia Sportage alcançou três estrelas nos testes, obtendo 82% na segurança para adultos e 72% para crianças. Para pedestres e usuários vulneráveis, o SUV fechou os testes com 48% no nível de segurança, contra 56% para as tecnologias de assistência.
Com seis airbags de série, o modelo foi avaliado em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC. A proteção foi boa em grande parte dos testes, sem nenhuma instabilidade estrutural ou proteção pobre. “O veículo tem outros equipamentos opcionais que, se disponibilizados de forma mais ampla, poderiam melhorar a classificação”, pontuou o Latin NCAP.