Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

10 curiosidades sobre o Chery iCar, o elétrico mais barato do Brasil

Elétrico menor que um Fiat Mobi tem teto panorâmico, carroceria de plástico, chave presencial e até bancos com ajuste elétrico

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 7 jul 2022, 17h04 - Publicado em 7 jul 2022, 17h02

O Caoa Chery iCar já está mais caro, mas ainda é o carro elétrico mais barato do Brasil. Por R$ 144.990, ainda custa R$ 2.000 a menos que o Renault Kwid E-Tech – que também ficou mais caro recentemente.

Mesmo assim, o iCar tem características curiosas e equipamentos difíceis de encontrar em outros compactos. A começar pelo simples fato de ser um carro com duas portas e tão pequeno a ponto de um Fiat Mobi ser 40 cm mais comprido.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Estrutura de alumínio, “lataria” de plástico

É quase impossível ver a estrutura de alumínio da carroceria do Chery iCar. Isso porque praticamente tudo que se vê, e que em outros carros poderia ser chamado de lataria, nele é feito de plástico e polímeros. Isso vale para as portas, a tampa do porta-malas e até para o capô, que é removível.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar Divulgação/Caoa Chery

Suspensão independente

Não há ou hatch compactos à venda no Brasil com suspensão independente nas rodas traseiras. Soa como requinte, mas é algo mandatório em um carro com tração nas rodas traseiras que quer evitar o eixo rígido. Bem, assim como os Kwid com motor a gasolina, o Kwid elétrico também tem eixo rígido na traseira, ainda que a tração seja dianteira.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar Divulgação/Caoa Chery

Hatch 2+2

Sim, o Chery iCar é um carro de quatro lugares. Mas acomodar alguém ali será uma missão tão difícil quanto utilizar os bancos traseiros de um Porsche 911. Até tem Isofix para instalação de cadeirinhas infantis, mas nem todas caberão ali. O que é legal é que os bancos dianteiros são elétricos, com direito a botão para franquear o acesso ao banco traseiro.

Porta-malas?

Essa é uma questão curiosa. Como motor e inversor estão instalados na traseira e como o carro é minúsculo, quase não há porta-malas. O compartimento tem apenas 100 litros e até dispensa o tampão de cobertura. Ao rebater os encostos traseiros, a capacidade aumenta para 380 litros, ficando maior que o de alguns SUVs.

Continua após a publicidade

E quem tem teto de vidro?

O Chery iCar tem teto panorâmico de série, assim como algumas versões do Peugeot 208. Curiosamente, a cortina de cobertura é dividida em duas partes: uma para trás, outra para a frente.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar Divulgação/Caoa Chery

Acabamento interessante

Há plásticos convencionais por todo o lado, mas há preocupação com alguns detalhes. A parte superior do painel tem revestimento de toque macio e os bancos, com encosto inteiriço e vazado, também tem material sintético em uma curiosa tonalidade azul. O que falta mesmo é uma tampa para o porta-luvas.

Compartilhe essa matéria via:

Outros mimos

O iCar tem quadro de instrumentos digital do tipo que usa leds para compor seu grafismo, e não telas, um esquema que infelizmente está virando moda. Mas ainda tem mimos como chave presencial e partida por botão.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar Divulgação/Caoa Chery

Quem gosta de motorzinho?

Se tem uma coisa que o iCar não é, é potente. Seu motor elétrico tem 61 cv e 15,3 kgfm, o que de certa forma é torque de motor 1.5. Mas limita a velocidade máxima do Caoa Chery iCar em 100 km/h. O JAC e-JS1 chega aos 115 km/h e o Renault Kwid E-Tech, aos 130 km/h.

Recarga rápida

Ao contrário dos concorrentes, o Chery iCar é compatível com recarga rápida. A bateria de 30,4 kWh permite rodar até 282 km e pode ter sua carga reposta em 36 minutos em um carregador de 50 kW.

Controle remoto

O iCar tem central multimídia com tela de 10,25 polegadas, ar-condicionado que pode ser ligado remotamente e agendamento de recarga.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês