Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hitech e.coDelivery: como é o carro elétrico nacional de R$ 129.990

Montados no Brasil, os Hitech têm motor elétrico, BSM e bateria nacionais, fornecidos pela Weg

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 abr 2024, 14h00

Sim, há carros elétricos fabricados no Brasil, mas de uso bastante específico. A  startup nacional Hitech Electric tem uma fábrica em Campo Largo (PR) onde monta pequenos caminhões elétricos com parte do kit importado da China. Mas, hoje, o sistema elétrico, as baterias e os motores são nacionais. 

Desde 2023 os Hitech usam módulos de gerenciamento, motores e baterias LFP da WEG, empresa multinacional brasileira. Antes, seus veículos usavam conjuntos também chineses. 

Hitech e.coDelivery
(Hitech/Divulgação)

Os menores modelos são os Hitech e.coDelivery, disponível com baú e com caçamba. Existem versões para uso interno em fábricas que custam R$ 124.990, mas os que podem circular nas ruas custam R$ 129.990 com bateria de 7,7 kWh, para 80 km de autonomia. A bateria de 15,7 kWh eleva a autonomia para 160 km e o preço sobe para R$ 129.990.

View this post on Instagram

A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

Continua após a publicidade

Uma curiosidade é que esses caminhoezinhos elétricos dispensam carregadores. Basta conectar o veículo a uma tomada com seu cabo específico e aguardar até 7h pela recarga completa. A maior parte deles não são vendidos, mas alugados.

Todos os modelos são muito simplórios, mas têm airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica e rádio com tela para visualizar as imagens da câmera de ré. A capacidade máxima de carga é de 400 kg, graças também ao torque do motor elétrico: gera 16 cv constantes e chega aos 32 cv para facilitar as arrancadas. A velocidade máxima é de 70 km/h. 

Hitech e.coCargo
Hitech e.coCargo (Hitech/Divulgação)

A potência é limitada para cumprir a legislação brasileira, que trata veículos como esse como quadriciclo elétrico. Por isso usa placa de moto e só pode circular em vias urbanas. Como são veículos para entregas urbanas rápidas (last mile), isso não é problema. O que vale é o baixo custo.

Compartilhe essa matéria via:

Ainda existem os Hitech e.coTruck e Hitech e.coCargo, que têm carroceria de pequenos caminhões elétricos fornecida pela Foton. Mas o conjunto elétrico é exatamente o mesmo. A capacidade de carga, porém, é maior, de 800 kg.

Hitech e.coTruck
Hitech e.coTruck (Hitech/Divulgação)

Ainda existe uma versão com dois pacotes de bateria com 15,7 kWh, que custa R$ 198.990 e tem 240 km de autonomia. Mas a configuração com 7,7 kWh e 80 km de autonomia parte dos R$ 141.665. Com baú, os preços começam em R$ 143.250. Ainda existe uma versão 4×4, com dois motores elétricos, mas ainda sem preço.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.