Hitech e.coDelivery: como é o carro elétrico nacional de R$ 129.990
Montados no Brasil, os Hitech têm motor elétrico, BSM e bateria nacionais, fornecidos pela Weg
Sim, há carros elétricos fabricados no Brasil, mas de uso bastante específico. A startup nacional Hitech Electric tem uma fábrica em Campo Largo (PR) onde monta pequenos caminhões elétricos com parte do kit importado da China. Mas, hoje, o sistema elétrico, as baterias e os motores são nacionais.
Desde 2023 os Hitech usam módulos de gerenciamento, motores e baterias LFP da WEG, empresa multinacional brasileira. Antes, seus veículos usavam conjuntos também chineses.
Os menores modelos são os Hitech e.coDelivery, disponível com baú e com caçamba. Existem versões para uso interno em fábricas que custam R$ 124.990, mas os que podem circular nas ruas custam R$ 129.990 com bateria de 7,7 kWh, para 80 km de autonomia. A bateria de 15,7 kWh eleva a autonomia para 160 km e o preço sobe para R$ 129.990.
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Uma curiosidade é que esses caminhoezinhos elétricos dispensam carregadores. Basta conectar o veículo a uma tomada com seu cabo específico e aguardar até 7h pela recarga completa. A maior parte deles não são vendidos, mas alugados.
Todos os modelos são muito simplórios, mas têm airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica e rádio com tela para visualizar as imagens da câmera de ré. A capacidade máxima de carga é de 400 kg, graças também ao torque do motor elétrico: gera 16 cv constantes e chega aos 32 cv para facilitar as arrancadas. A velocidade máxima é de 70 km/h.
A potência é limitada para cumprir a legislação brasileira, que trata veículos como esse como quadriciclo elétrico. Por isso usa placa de moto e só pode circular em vias urbanas. Como são veículos para entregas urbanas rápidas (last mile), isso não é problema. O que vale é o baixo custo.
Ainda existem os Hitech e.coTruck e Hitech e.coCargo, que têm carroceria de pequenos caminhões elétricos fornecida pela Foton. Mas o conjunto elétrico é exatamente o mesmo. A capacidade de carga, porém, é maior, de 800 kg.
Ainda existe uma versão com dois pacotes de bateria com 15,7 kWh, que custa R$ 198.990 e tem 240 km de autonomia. Mas a configuração com 7,7 kWh e 80 km de autonomia parte dos R$ 141.665. Com baú, os preços começam em R$ 143.250. Ainda existe uma versão 4×4, com dois motores elétricos, mas ainda sem preço.