Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90/mês

GWM anuncia novo CEO da Ora e prepara o reposicionamento da marca

Sem performar bem nas vendas, GWM vai quer separar as operações da Ora e da Haval, lançar novos produtos e alcançar públicos diferentes

Por João Vitor Ferreira
29 jun 2025, 11h55
GWM ORA 03 SKIN
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A GWM está revisando os planos para a Ora, sua submarca dedicada aos carros elétricos. No último dia 20, a montadora anunciou que Lü Wenbin será o novo CEO da Ora, substituindo Zhao Yongpo, executivo interino que também comanda a Haval.

Ambas as marcas estavam sob o mesmo guarda-chuva, mas o objetivo da GWM com esta mudança é separar as operações. A montadora também pretende reconstruir a rede de concessionárias da Ora de maneira independente e lançar pelo menos quatro novos modelos, após um hiato de quatro anos.

Antes da nomeação de Wenbin, as operações da Ora estavam totalmente integradas às da Haval, o que gerou o boato de que a marca seria descontinuada. O rumor foi desmentido junto da nomeação do novo CEO.

Ora Lightning Cat
Ora Lightning Cat voltará, mas com uma carroceria de perua (Divulgação/GWM)

Sobre a rede de concessionárias, apenas 400 lojas são só da Ora e estão espalhadas por cidade de pouca relevância na China. A missão de Wenbin será mudar isso, ao mesmo tempo que colocará novos modelos no mercado. Atualmente, a marca depende apenas do Good Cat, conhecido por aqui como Ora 03, mas as vendas não andam bem.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A marca já não tem mais o mesmo apelo que tinha em meados de 2021, quando atingiu 135.000 unidades vendidas. Muito desse sucesso passa pelos modelos Black e White Cat, que foram descontinuados em 2022 por estarem dando um prejuízo de aproximadamente 10.000 yuans (aproximadamente R$ 7.600) por unidade.

Depois deles, vieram o Ballet Cat e o Lightning Cat, na faixa de preço de 200.000 yuans (R$ 152.000). Mas não tiveram sucesso. O mesmo vale para o Good Cat.

Continua após a publicidade
Ballet Cat ORA
Great Wall ORA Ballet Cat (Ora/Divulgação)

A Ora tinha uma proposta de focar, especialmente, no público feminino e jovem — o modelo Ballet Cat é a prova disso — e se manteve firme no segmento dos elétricos. Por outro lado, as outras marcas da GWM (Haval, Tank e Wei), migraram para a tecnologia híbrida e veículos de maior porte, como SUVs médios e grandes. O próprio CEO da GWM, Wei Jianjun, falou em maio sobre a sua preferência para os híbridos: “A energia híbrida definitivamente se tornará o mainstream no futuro, e os veículos elétricos não”.

A promessa é que a Ora comece soltando dois lançamentos por ano, começando pelo novo Lightning Cat Travel Edition, uma perua elétrica revelada no Salão de Xangai em abril. Wenbin é tido como o nome certo para essa mudança, já que atuou como diretor tecnico da Haval e é engenheiro de formação, sendo o primeiro CEO da marca com experiência na área de desenvolvimento de produtos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.