GWM anuncia novo CEO da Ora e prepara o reposicionamento da marca
Sem performar bem nas vendas, GWM vai quer separar as operações da Ora e da Haval, lançar novos produtos e alcançar públicos diferentes

A GWM está revisando os planos para a Ora, sua submarca dedicada aos carros elétricos. No último dia 20, a montadora anunciou que Lü Wenbin será o novo CEO da Ora, substituindo Zhao Yongpo, executivo interino que também comanda a Haval.
Ambas as marcas estavam sob o mesmo guarda-chuva, mas o objetivo da GWM com esta mudança é separar as operações. A montadora também pretende reconstruir a rede de concessionárias da Ora de maneira independente e lançar pelo menos quatro novos modelos, após um hiato de quatro anos.
Antes da nomeação de Wenbin, as operações da Ora estavam totalmente integradas às da Haval, o que gerou o boato de que a marca seria descontinuada. O rumor foi desmentido junto da nomeação do novo CEO.

Sobre a rede de concessionárias, apenas 400 lojas são só da Ora e estão espalhadas por cidade de pouca relevância na China. A missão de Wenbin será mudar isso, ao mesmo tempo que colocará novos modelos no mercado. Atualmente, a marca depende apenas do Good Cat, conhecido por aqui como Ora 03, mas as vendas não andam bem.
A marca já não tem mais o mesmo apelo que tinha em meados de 2021, quando atingiu 135.000 unidades vendidas. Muito desse sucesso passa pelos modelos Black e White Cat, que foram descontinuados em 2022 por estarem dando um prejuízo de aproximadamente 10.000 yuans (aproximadamente R$ 7.600) por unidade.
Depois deles, vieram o Ballet Cat e o Lightning Cat, na faixa de preço de 200.000 yuans (R$ 152.000). Mas não tiveram sucesso. O mesmo vale para o Good Cat.

A Ora tinha uma proposta de focar, especialmente, no público feminino e jovem — o modelo Ballet Cat é a prova disso — e se manteve firme no segmento dos elétricos. Por outro lado, as outras marcas da GWM (Haval, Tank e Wei), migraram para a tecnologia híbrida e veículos de maior porte, como SUVs médios e grandes. O próprio CEO da GWM, Wei Jianjun, falou em maio sobre a sua preferência para os híbridos: “A energia híbrida definitivamente se tornará o mainstream no futuro, e os veículos elétricos não”.
A promessa é que a Ora comece soltando dois lançamentos por ano, começando pelo novo Lightning Cat Travel Edition, uma perua elétrica revelada no Salão de Xangai em abril. Wenbin é tido como o nome certo para essa mudança, já que atuou como diretor tecnico da Haval e é engenheiro de formação, sendo o primeiro CEO da marca com experiência na área de desenvolvimento de produtos.