O segmento de carros elétricos na China é muito desenvolvido, o que leva às montadoras a criarem os mais diferentes tipos de modelos. Um deles, lançado no começo do ano, é o Geely Panda, o microcarro desenvolvido pela submarca Geometry.
Seu visual é simpático e claramente urbano, o que faz mais sentido para sua vocação. Mas parece que isso não era o suficiente e os chineses resolveram dar um radicalizada em seu visual, adicionando uma “fantasia“ de Ford Bronco com detalhes que remetem ao Defender.
Em sua nova versão, batizada de Panda Knight, o carrinho elétrico abusa de adereços de SUVs off-road, como os para-choques pronunciados e de plástico, assim como os para-lamas mais robustos. A região dos faróis de led, que não mudaram, ganhou uma nova moldura preta à la Ford Bronco, e abriga o nome da marca com uma fonte maior que o do modelo padrão.
Além disso, o “guerreirinho“ Panda ainda ganha mais adereços, como bagageiro no teto, puxadores no capô, suporte para ganchos no para-choque dianteiro, um pequeno spoiler na traseira e até uma escadinha na lateral, assim como o Defender também têm. Infelizmente, as rodas não aumentaram de tamanho e continuam com 14 polegadas. Pelo menos elas ganharam novo desenho.
As mudanças no design também alteraram as dimensões do Panda, mas nada muito significativo. O compacto aventureiro tem 3,13 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,65 m de altura. Mas mantém os 2 m de distância entre-eixos e a altura em relação ao solo. Ou seja, de off-road ele só tem a cara mesmo.
Para o Panda Knight a Geely, que também é dona da Volvo, usou o que a versão urbana tinha de melhor em termos mecânicos. O motor elétrico tem 41 cv e 11,21 kgfm de torque. Ele é alimentado por uma bateria de 17,03 kWh, que garante uma autonomia de até 200 km de acordo com o ciclo CLTC.
Por dentro, o pequenino segue o padrão do Panda, trazendo central multimídia de 8 polegada, um painel de instrumentos digital alongado de 9,2 polegadas e uma nova combinação de cores “inspiradas na natureza“ para o acabamento. Mesmo compacto, ele pode oferecer até 800 L de porta-malas, com os bancos traseiros deitados.
O Panda Knight chega às concessionárias chinesas no início de setembro e será posicionado acima do modelo padrão. Seu preço deve variar entre 39.900 e 56.900 yuans, equivalente a cerca de R$ 27.000 e R$ 39.000, respectivamente.