Como grande parte das maiores fabricantes de automóveis, a Volkswagen também está passando por um processo de eletrificação de sua gama de modelos. Mas se conseguiu atrair toda a simpatia da primeira geração da Kombi para a van elétrica ID.Buzz, a fabricante descarta o lançamento de um Fusca elétrico.
Em entrevista a Autocar, o executivo-chefe da empresa alemã, Thomas Schäfer, disse que modelos tradicionais como Golf e Tiguan terão versões elétricas em um futuro próximo e que a empresa precisa olhar para o futuro com novos modelos. Para o executivo, a única exceção deve ser o ID.Buzz e lançar mais uma geração do Fusca seria um “beco sem saída”.
“Eu não diria com 100% de certeza. Mas de onde estou agora, não consideraria isso”, disse Schäfer sobre o lançamento de um Fusca elétrico. “É o mesmo que o Scirocco: já era, depois surgiu um novo modelo baseado em uma reinterpretação. Fazer isso de novo? Acho que não. Para continuar equilibrando todas essas tecnologias e o custo associado a isso, você tem que investir dinheiro no melhor lugar possível.”
Embora esteja focada na eletrificação de sua linha, a Volkswagen vem encontrando dificuldade para vender seus carros elétricos e a transição dos compradores de carros a combustão está mais lenta do que a empresa imaginava. A fabricante está, inclusive, reduzindo a produção e cortando funcionários da fábrica de Emden, onde produz o ID.4 e produzirá o ID.7 – cujo lançamento foi adiado.
Na prática, este não é o momento mais favorável para o lançamento de um carro com apelo puramente estético e que teria maior aceitação por parte dos fãs da Volkswagen e do Fusca do que do público em geral. Mesmo entre os elétricos, os SUVs são os carros com maior aceitação. Seu tamanho também limitaria a capacidade da bateria.
Mas a Volkswagen terá um carro elétrico de entrada que repetirá a essência do Fusca original, que é ser um carro barato e funcional. Será o ID.2, antecipado pelo conceito ID.2all, e que até presta homenagem ao Fusca original em seu quadro de instrumentos. Por enquanto, isso é o mais próximo de um Fusca elétrico que a Volkswagen terá.
Há opções genéricas, porém. É o caso do Ora Ballet Cat, considerado o Fusca elétrico chinês por ter suas formas gerais inspiradas no Fusca clássico. Ou também da possibilidade de converter um velho Fusca em elétrico desembolsando cerca de R$ 100.000.