Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

eVitara é o primeiro elétrico da Suzuki e antecipa novo SUV da Toyota

SUV estreia nova plataforma elétrico e trem de força de 184 cv com novo sistema de tração integral Allgrip-e; modelo será irmão do próximo Toyota bZ

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 9 nov 2024, 14h22 - Publicado em 9 nov 2024, 11h00
Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara (Divulgação/Suzuki)
Continua após publicidade

A eletrificação já é uma realidade e, às vezes, até esquecemos que algumas montadoras mais tradicionais ainda não entraram nesse mundo. Era o caso da Suzuki, que apresentou oficialmente o eVitara, seu primeiro carro elétrico que também dará origem a um SUV da Toyota.

O nome talvez seja só para gerar um hype, já que ele não tem muito do Vitara. Além da mecânica elétrica, o Suzuki eVitara também é maior. São 4,275 m de comprimento, 1 cm maior que o SUV a combustão. Já o entre-eixos é 2 cm maior, totalizando 2,7 m. Para os passageiros isso significa mais espaço interno.

Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara (Divulgação/Suzuki)

O que pode lembrar um pouco do Vitara, que está na linha da Suzuki sem grandes mudanças há nove anos, é o design. Se colocar os dois lado a lado, você até consegue ver algumas referências, principalmente na dianteira. A posição dos faróis e grade — que no elétrico é representada por um filete em preto brilhante — é semelhante, mas o eVitara tem desenhos exclusivos para luzes, mais angular e moderno. Já o para-choque é totalmente novo.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Na traseira as diferenças são bem maiores. O eVitara tem luzes mais estreitas e interligadas, que se assemelham — um pouco — ao atual Grand Vitara. Mas o para-choque é igualmente elevado.

Inicialmente, o elétrico será vendido no Japão, na Europa e na Índia, onde será produzido em três versões. As mais básicas terão tração dianteira e se diferenciam pela potência dos motores e capacidade da bateria. A mais básica terá motor de 144 cv e bateria de 49 kWh e, acima dela, há a versão de 174 cv com células de 61 kWh.

Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara (Divulgação/Suzuki)
Continua após a publicidade

Essa bateria também equipa o topo de linha, que ganha um motor extra na traseira de 65 cv. Ao todo, ele tem 184 cv e 30,6 kgfm e, claro, tração integral. E, para o 4×4 do eVitara, a Suzuki reinventou seu sistema Allgrip (que temos no Jimny), que virou o Allgrip-e. Para garantir o off-road, o sistema usa os freios para imitar um diferencial de deslizamento limitado tradicional.

Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara (Divulgação/Suzuki)

Por enquanto, a Suzuki não revela dados de desempenho e o alcance das versões. Mas mostrou o interior, que diz ter “revestimentos de aparência robusta”. O console central tem um seletor giratório no lugar da alavanca tradicional de câmbio e não abre mão dos botões analógicos. O destaque vai para a grande tela acima do painel, que une o quadro de instrumentos digital e a central multimídia.

Continua após a publicidade
Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara (Divulgação/Suzuki)

A plataforma é a nova HEARTECT-e, exclusiva para elétricos. Um detalhe interessante é que o e-Vitara será irmão do novo Toyota da família bZ, SUV que ainda não foi oficialmente revelado, mas foi antecipado através do conceito Urban SUV.

Ambos os modelos sairão da mesma fábrica da Suzuki em Gujarat, na Índia. A produção do eVitara começa no segundo trimestre do próximo ano, e as primeiras entregas estão marcadas para a segunda metade de 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.