Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estes são os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2024

O título de carro elétrico mais barato do Brasil é do Renault Kwid E-Tech e há opções até de SUVs abaixo dos R$ 200.000, com a chegada do BYD Yuan Pro

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 16 out 2024, 16h44 - Publicado em 25 set 2024, 14h00
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini são dois dos carros elétricos mais vendidos do Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Quem considera gastar pelo menos R$ 100.000 em um carro novo já pode cogitar um elétrico. Desde 2022 a oferta de carros elétricos mais acessíveis só aumenta e a recente ofensiva das marcas chinesas, que não tratam carros elétricos como nicho de mercado, forçou os fabricantes tradicionais a reduzir drasticamente o preço dos seus EVs.

Agora, é possível encontrar compactos urbanos, hatchs de entrada e SUVs por preços tão acessíveis quanto de modelos a combustão equivalentes. E com a promessa de produção nacional de carros elétricos, feita por marcas como BYD e GWM, isso aparenta ser um caminho sem volta.

Para te ajudar a conhecer as melhores opções do mercado atualmente, separamos aqui os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil. A lista contempla carros com preços competitivos, que precisam ser considerados se você está pensando em mudar de carro e se converter à essa nova tecnologia que pode se tornar representativa no mercado daqui a alguns anos.

1 – Renault Kwid E-Tech: R$ 99.990

Renault Kwid E-Tech Eletrico
(Divulgação/Renault)

O Renault Kwid é um carro que, desde que foi lançad,o segue buscando seu espaço no mercado de elétricos no Brasil. Isso ficou mais evidente após a chegada dos carros elétricos chineses: a Renault correu para reduzir o preço do Kwid elétrico, que já custa 33% menos do que em seu lançamento, em 2022. Este é o carro elétrico mais barato do Brasil atualmente.

Por R$ 99.990, o Kwid E-Tech custa R$ 21.560 mais caro que o Kwid Outsider 1.0. O Kwid tem motor de 65 cv e 11,5 kgfm, cujo apetite modesto faz a bateria de 26,8 kWh que proporciona uma rodagem de até 185 km, conforme dados do Inmetro.

2 – BYD Dolphin Mini: R$ 115.800

BYD Dolphin Mini

O BYD Dolphin Mini poderia ter mudado tudo se chegasse com preço ao redor dos R$ 110.000, como a fabricante prometeu. É bem mais espaçoso, equipado, potente e tem mais autonomia que o Kwid, mas custa R$ 115.800. Pelo menos ainda é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil.

Continua após a publicidade

Com ajuste elétrico do banco do motorista, base de carregamento sem fio para smartphone, ajuste de profundidade da coluna de direção, faróis e lanternas de LED, acendimento automático dos faróis, chave presencial, monitor de pressão e temperatura dos pneus e ar-condicionado digital, é mais equipado que os carros a combustão da mesma faixa de preço. 

O motor elétrico do Dolphin Mini gera 75 cv, é equivalente ao motor 1.0 de um Fiat Argo. Embora essa potência não seja empolgante, o torque de 13,8 kgfm já se assemelha ao de um Argo 1.3. A bateria de 38,8 kWh proporciona uma autonomia de 280 km no Inmetro.

3 – Caoa Chery iCar: R$ 119.990

Caoa Chery iCar

O iCar é o menor carro elétrico disponível para venda no Brasil, medindo apenas 3,20 m de comprimento, 40 centímetros a menos que um Fiat Mobi. Apesar de seu tamanho compacto, tem motor elétrico de 61 cv e 15,3 kgfm instalado na traseira e sua velocidade máxima é limitada a 100 km/h.

Com uma bateria de 30,4 kWh oferece uma autonomia de até 197 km (segundo o Inmetro). Em termos de equipamentos, o iCar tem central multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado eletrônico com opção de acionamento remoto, agendamento de recarga e partida por botão. Além disso, os bancos dianteiros são ajustáveis eletricamente.

Continua após a publicidade

4 – JAC e-JS1: R$ 126.900

JAC E-JS1
JAC E-JS1, um dos primeiros elétricos no país, mas ja é um modelo esquecido dentro do mercado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A carroceria do e-JS1 é essencialmente a mesma do JAC J2, um compacto ágil vendido entre 2012 e 2016 com motor 1.4, assim como do iEV20, outro modelo elétrico, porém, com uma abordagem mais aventureira lançado em 2019. Esses três veículos são variações da mesma arquitetura.

Compartilhe essa matéria via:

O motor é capaz de oferecer 61 cv e 15,3 kgfm. Apesar de sua potência reduzida, o motor consome pouca energia, levando em consideração que o JS1 é limitado em apenas 115 km/h. Sua bateria, de 30,2 kWh, tem autonomia para meros 162 km, de acordo com o homologado junto ao Inmetro.

5 – GWM Ora 03 Skin: R$ 150.000

GWM Ora 03 Skin
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sendo considerado um concorrente direto com o BYD Dolphin, o GWM Ora 03 chegou depois e vem escalando posições nos emplacamentos mês a mês. Também passou a ser vendido junto com o carregador wallbox, como a BYD costuma fazer.

Continua após a publicidade

Embora ambos se destaquem pela qualidade do acabamento e nível de equipamentos, cada um tem seu foco específico. O Ora, por exemplo, é um pouco mais compacto, mas não tem seu espaço interno tão prejudicado. E ainda é mais equipado que o BYD, por ter airbag central entre os passageiros da frente e assistentes autônomos, como frenagem de emergência e piloto automático adaptativo, que o Dolphin não tem. 

O Ora 03 é mais potente. Seu motor oferece 171 cv e 25,5 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos, sendo mais ágil em comparação ao Dolphin. De acordo com o Inmetro, sua bateria de 48 kWh oferece até 228 km de alcance.

6 – BYD Dolphin: R$ 159.800

BYD Dolphin Longa Duração

O BYD Dolphin conseguiu se tornar o elétrico mais vendido do Brasil em 2023, fazendo seus rivais reduzirem de preço ainda mais, buscando a competitividade contra o modelo chinês.

Continua após a publicidade

A versão de entrada do Dolphin que é a de maior sucesso e custa R$ 149.800. É equipada com motor dianteiro de 95 cv e 18,4 kgfm, alimentado por uma bateria de LFP de 44,5 kWh. A autonomia fica em 291 km, de acordo com o Inmetro. 

A recarga máxima em corrente alternada é limitada a 6,6 kW. Mas é em corrente contínua (DC) que aceita até 60 kW, potência que garante uma recarga de 20% a 80% em cerca de 30 minutos.

7 – BYD Yuan Pro: R$ 182.800

BYD Yuan Pro 2025 Br
BYD Yuan Pro 2025 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O último lançamento da BYD no Brasil, o Yuan Pro chegou para ser o SUV elétrico mais barato não só da empresa, como de todo o mercado nacional, o que conseguiu até o momento.

Vendido em versão única, conta com um motor de 177 cv e 29,7 kgfm, movendo somente as rodas dianteiras. Seu ponto fraco é a bateria pequena para um carro do seu porte, de somente 45,1 kWh, pouco mais do que no Dolphin. Este é o motivo pelo qual tem uma autonomia de apenas 250 km pelo padrão do Inmetro.

Continua após a publicidade

Segundo a fabricante, com uma recarga de 20 minutos usando um carregador de 65 kW é o suficiente para recuperar 180 km de autonomia, o que seria o tempo de carga de 20% a 80%. Já a carga em corrente alternada é de 6,6 kW, como os outros carros da BYD.

8 – BYD Dolphin Plus: R$ 184.800

BYD Dolphin Plus
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Maior modelo da linha Dolphin, o BYD Dolphin Plus pode ser reconhecido pela frente mais pronunciada e pelo capô pintado de cinza. É exatamente a mesma configuração vendida na Europa e ainda tem suspensão traseira independente multilink (os outros Dolphin têm eixo de torção) e assistentes de segurança autônomos, além do piloto automático adaptativo. 

A mecânica é completamente diferente. Seu motor elétrico dianteiro é mais potente, com 204 cv e 31,6 kgfm de torque. A bateria é bateria maior, de 60,5 kWh, o que eleva sua autonomia a 330 km.

9 – Renault Megane E-Tech: R$ 199.990

Renault Megane E-Tech não é igual ao antigo modelo nem nome: acento agudo francês foi aposentado
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Lançado por R$ 279.900, o Renault Megane E-Tech foi reposicionado há alguns meses, passando a custar R$ 199.990, uma redução de R$ 80 mil e que deixa o crossover elétrico bem mais interessante.

É o mais potente do ranking, com 220 cv e 30,6 kgfm. E mesmo assim é o que tem a maior autonomia também, de 337 km como declarado pelo Inmetro. A bateria de 60 kWh só perde para o Dolphin Plus e por 0,5 kWh.

Com uma plataforma mais moderna, a CMF-EV, é compatível com estações de recargas mais potentes, aceitando até 150 kW, o que fornece energia o suficiente para ir de 15% a 80% em 36 minutos. Em um wallbox de corrente alternada de 22 kW, precisaria de somente 1h50 para chegar aos 80%.

10 – Fiat 500e: R$ 214.990

Fiat 500e

O Fiat 500e não teve qualquer redução nos preços para tentar se tornar mais interessante frente aos novos rivais. É pequeno como qualquer Fiat 500, mas tenta se valer de uma boa mecânica e acabamentos de qualidade para tentar convencer alguém a pagar pelos seus R$ 214.990.

O 500e está equipado com um motor elétrico de 118 cv e 24,4 kgfm de torque, que é alimentado pela bateria de 42 kWh. Se proporciona uma autonomia de até 227 km, de acordo com o Inmetro, essa bateria aceita potência de recarga acima da média para um elétrico pequeno: 85 kW, o que permite sair de 0 a 80% em apenas 35 minutos. Ao contrário de muitos elétricos pequenos, tem piloto automático adaptativo. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.