Velocidade não é algo que combina muito com subcompactos do tamanho de um Fiat Mobi, a não ser que ele seja o McMurty Spierling, um hipercarro elétrico britânico que pode ultrapassar os 1.000 cv de potência.
Com apenas 1,1 m de altura, 1,7 m de largura e 3,5 m de comprimento — cerca de 6 cm a menos que o Mobi — este hiperesportivo elétrico surpreendeu no festival de velocidade de Goodwood, na Inglaterra. Ele bateu o recorde na subida de montanha até então pertencente ao Volkswagen IDR, finalizando o percurso de 1,86 km em apenas 39,08 segundos.
Embora suas dimensões sejam estranhas para um carro de alto desempenho, seu design não é. O Spierling (que em irlandês significa tempestade), foi todo preparado para oferecer o máximo de aerodinâmica. Não é à toa que ele é capaz de gerar 2.205 kg de força de arrasto a 240 km/h, segundo a fabricante
O baixo peso é mais um trunfo do pequeno hipercarro. Com carroceria de fibra de carbono e configuração para apenas uma pessoa, o Spierling não passa dos 1.000 kg. Segundo a McMurty, isso beneficia a autonomia, que tem cerca de 440 km de alcance declarados.
O responsável pelo alto desempenho é o conjunto elétrico de 800 volts, composto por uma dupla de motores baseados em ventilador (que contribuem para os 2.000 kg de downforce) e uma bateria com células de Molicel de 60 kWh.
Os dados oficiais não foram divulgados, mas é provável que o Spierling ultrapasse a marca de 1.000 cv. Já no 0 a 100 km/h, a montadora clama um tempo inferior a 2 s, o que fariam ele desbancar modelos como Bugatti Chiron e o Tesla Model S Plaid, modelo mais rápido já testado por QUATRO RODAS.
O melhor de tudo isso é que a McMurtry pretende criar uma versão para as ruas do Spierling. Potência e velocidade não deverão ser tão avassaladoras quanto as do recordista de Goodwood, mas a montadora garante que ele será “o carro elétrico mais selvagem que já usou uma placa”.
Preço e previsão de lançamento ainda não foram anunciados, mas os interessados já podem se cadastrar e declarar seu interesse no site oficial da empresa. Se futuramente você ver um compacto passando zunindo pela esquerda, já vai saber do que se trata.