Em breve no Brasil, BYD Sea Lion 07 aparece em registro no INPI
SUV elétrico baseado no Seal está pronto para ser lançado após meses de testes no país

Um dos próximos lançamentos da BYD no Brasil será o Sea Lion 07, um SUV cupê elétrico, derivado do Seal, que tem sido fotografado pelas ruas brasileiras há meses e com muita frequência. O utilitário elétrico teve seu design registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Parte da série Ocean (oceano em inglês), a família Sea Lion é composta por SUVs, híbridos plug-in ou elétricos. O parentesco do Sea Lion 07 com o Seal se dá pelo uso da arquitetura e-Platform 3.0, a identidade visual parecida e a tecnologia de baterias integradas à estrutura do veículo.
Suas proporções também são bem próximas do sedã elétrico, medindo 4,83 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,62 m de altura e com 2,93 m de entre-eixos. É apenas um 1 centímetro maior no entre-eixos e 3 cm no comprimento em comparação ao Seal.

Seu papel no Brasil não será difícil de entender. Hoje, há uma lacuna na linha de SUVs elétricos da BYD. O Yuan Plus custa R$ 235.800, enquanto o Tan reestilizado é vendido por R$ 536.800. São R$ 300.000 de diferença entre os dois, o que é espaço de sobra para colocar ao menos mais um utilitário.
Tem tudo para agradar quem estava de olho no Seal, mas prefere um SUV. Na China, é vendido com três configurações diferentes. A primeira usa apenas um motor elétrico de 231 cv e 38,7 kgfm, posicionado no eixo traseiro. Com ele, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e é abastecido por uma bateria de 71,8 kWh, o que dá 550 km de autonomia pelo ciclo de testes chinês CLTC.

O modelo intermediária adota um motor de 312 cv e 38,7 kgfm, reduzindo a aceleração de 0 a 100 km/h para 6,7 segundos. A bateria também é mais potente, com 80,64 kWh de capacidade, elevando o alcance para 610 km.
No topo da linha está o Sea Lion 07 com dois motores, um em cada eixo, fazendo com que tenha tração integral. São 530 cv de potência combinada e 70,3 kgfm de torque, o suficiente para chegar a 100 km/h em 4,2 s. A bateria blade é a mesma da versão intermediária, de 80,64 kWh, porém a autonomia cai para 550 km.

Uma das diferenças em relação ao Seal é que o utilitário usa uma evolução da arquitetura, chamada e-Platform 3.0 Evo, que será adotada pelo Seal na linha 2025. Esta arquitetura de 800V suporta recargas de até 500 kW, suficiente para que a bateria vá de 10% a 80% da carga em apenas 25 minutos, e mais 18 minutos para chegar a 100%.
A escolha mais óbvia para a BYD seria oferecer o Sea Lion 07 com dois motores, assim como no Seal. Como o SUV ficará acima do sedã, que hoje é vendido por R$ 299.800, a BYD deve vendê-lo por algo em torno de R$ 350.000. Não pode passar muito disso, pois a fabricante tem planos de lançar mais carros em breve, da linha de luxo Denza.