O capixaba Flávio Figueiredo Assis diz que sempre foi comparado a Elon Musk, principalmente por gostar de assumir empreendimentos arriscados. Como Musk, Flávio tem uma montadora para chamar de sua, a Lecar. A ideia do empresário era lançar o Lecar 459 como o primeiro carro elétrico nacional, mas isso deu oficialmente errado.
Nessa semana, a Lecar divulgou um longo comunicado explicando a decisão de cancelar seu carro elétrico. O foco no carro eletrificado continua, mas ele será híbrido e com motor a combustão movido a etanol, mantendo a carroceria e nome do 459. Tudo ao menos em teoria, pois há várias incoerências nas informações oficiais.
Como será, de fato, o Lecar 459?
Em abril, a Lecar anunciou que havia recebido a famosa placa verde, reservada para uso em protótipos, por exemplo. Fotos de alguma unidade em condições de rodagem nas ruas, entretanto, jamais foram divulgadas, ainda que a Lecar trabalhasse com o prazo extremamente curto de lançá-lo ainda em 2024.
De toda forma, o período de testes parece ter sido muito produtivo, já que a Lecar agora defende pontos exatamente opostos do que pregava até então. “Chegamos à conclusão de que o carro híbrido é mais vantajoso para a sociedade (…) em diversos quesitos”, disse o empreendedor brasileiro, “o que nos fez redirecionar nosso posicionamento e os planos para o mercado.”
Ao explicar seu ponto, a Lecar afirma que “o conceito do carro elétrico é o mesmo desde 1890: uma bateria recarregável que alimenta um motor elétrico”. Contrariando o que mostram gigantes como BYD e CATL, a marca acrescentou que baterias e motores elétricos estão chegando aos seus limites tecnológicos.
Curiosamente, uma postagem no site da Lecar feita há dois meses diz que “avanços tecnológicos nas baterias estão revolucionando o setor de carros elétricos, marcando uma era de eficiência e sustentabilidade.” O contrário de agora.
A visão sui generis da Lecar continua, e o ápice da vanguarda vem na análise de que “há uma forte tendência de que [carros elétricos] se tornem um recurso transitório na sociedade”. Desse modo, o foco estaria nos híbridos, que supostamente vêm para ficar.
A promessa é que mais detalhes, incluindo a data de lançamento, sejam divulgados em breve. Já adiantou-se que o novo Lecar 459 será um elétrico com extensor de alcance (REEV), com um motor “flex a etanol” (sic) gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico diretamente e rendendo mais de 30 km/l de álcool.
É eficiência factível para um REEV, cujo arranjo incomum será ainda mais único com a sugestão de que o sedã terá baterias pequenas, de buffer. Caso o motor elétrico seja o mesmo anunciado antes, o Lecar 459 será capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,9 s.