Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dolphin Mini é melhor que o Dolphin? Comparamos os dois elétricos

Aproveitando o Dolphin do teste de 100.000 km, mostramos as diferenças dele para o estreante Dolphin Mini

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 fev 2024, 17h22 - Publicado em 28 fev 2024, 12h04

O BYD Dolphin Mini enfim está à venda no Brasil. Custa R$ 115,800 e até tem R$ 10.000 de desconto para quem havia entrado na pré-venda no início desta semana. Nós já fizemos o teste completo, mas também aproveitamos a ocasião para um confronto com seu irmão maior, o BYD Dolphin.

A diferença de preços é considerável: são R$ 34.000 entre os R$ 149.800 do Dolphin e os R$ 115.800 de tabela do Dolphin Mini. Mas os carros não estão tão distantes assim entre si. Mas vamos por partes.

Dimensões e espaço

BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini

O BYD Dolphin 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Na prática, é 34 cm maior, 6 cm mais largo, 3 cm mais alto e tem entre-eixos 20 cm mais longo que o Dolphin Mini. Isso faz muita diferença.

Dolphin Mini
Dolphin Mini (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na prática, a cabine do Dolphin passa sensação de amplitude, não há muito aperto caso três pessoas sentem-se no banco traseiro e na frente ninguém corre o risco de se esbarrar. E tem uma porta USB traseira. O Dolphin Mini é claramente mais estreito, mas o entre-eixos menor não chega a comprometer o espaço atrás, que até sobra. Mas não sobra tanto quanto no irmão maior. Além disso, só pode levar quatro pessoas e só tem duas USB, na frente.

Continua após a publicidade
Dolphin
Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Embora o Dolphin tenha porta-malas mais amplo, o estepe rouba muito espaço e sua capacidade é de 250 litros. O Dolphin Mini tem 230 litros, mas não tem estepe: é entregue ao proprietário com um kit de reparo para furos.

Equipamentos de série

Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os dois carros têm seis airbags, controles de estabilidade e tração, bancos revestidos de vinil, faróis e lanternas de leds, rodas de liga leve aro 16, vidros elétricos, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold e chave presencial.

Compartilhe essa matéria via:

Contudo, só o Dolphin Mini tem banco do motorista com ajustes elétricos, volante com regulagem de profundidade e base de carregamento sem fio para smartphones. Suas telas são menores: a central multimídia giratória tem 10 polegadas e o quadro de instrumentos combina mostradores digitais com uma pequena tela.

BYD Dolphin
BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Só o BYD Dolphin tem câmeras de visão 360°, alto-falantes traseiros e ar-condicionado automático digital. Sua central multimídia giratória tem 12,3 polegadas e o quadro de instrumentos digital tem 5 polegadas. Nos dois carros, só o Android Auto funciona sem fio, pois o Apple Carplay sempre depende de conexão por cabo.

Motores e baterias

BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Continua após a publicidade
BYD Dolphin
BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A motorização e o pacote de baterias distancia bastante os dois carros. O Dolphin tem motor mais forte, com 95 cv e 18,4 kgfm, e sua bateria Blade de 44,9 kWh garante 291 km de autonomia de acordo com o Inmetro. Essa bateria pode ser recarregada a até 50 kW em corrente contínua (DC) e a 6,6 kW em corrente alternada (AC).

Dolphin Mini
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Dolphin Mini, por sua vez, tem motor de 75 cv e 13,8 kgfm, que faz a bateria Blade de 38 kWh render 280 km de acordo com as medições do Inmetro. Essa bateria pode ser recarregada a até 40 kW em corrente contínua (DC) e a 6,6 kW em corrente alternada (AC).

Desempenho dos BYD

BYD Dolphin Mini
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em nossos testes, o BYD Dolphin Mini precisou de 14,9 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h, enquanto o Dolphin cumpriu a prova em 12,3 segundos. O Dolphin também é consideravelmente mais rápido em todas as retomadas e precisou de distâncias menores para parar nos testes de frenagem. Os dois carros têm freios a disco nas quatro rodas. Mas o pedal de freio do Dolphin Mini é mais responsivo, enquanto o do Dolphin demora mais para responder.

BYD Dolphin Mini
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Mini tem velocidade máxima de 130 km/h, enquanto o Dolphin maior chega aos 150 km/h. Por outro lado, o Dolphin Mini é mais silencioso a 80 km/h do que o modelo maior: 60,6 contra 61,5 dBa.

BYD Dolphin
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Andando, o Dolphin Mini transmite uma sensação de leveza incomum em carros elétricos. Sua suspensão dianteira mais firme funciona bem no asfalto brasileiro, mas não conversa com o conjunto traseiro molenga, o que faz a carroceria oscilar na longitudinal por vezes após passar em uma ondulação.

Continua após a publicidade
BYD_DOLPHIN
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Dolphin não tem direção tão comunicativa quanto o irmão menor, mas tem um compromisso muito bem selado com o conforto. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira estão comprometidos com o bem estar dos ocupantes. O rodar é confortável, mas a dinâmica não é ruim e, a despeito de alguma inclinação da carroceria, o carro é bem equilibrado nas curvas.

Teste Quatro Rodas

BYD Dolphin BYD Dolphin Mini
Aceleração
0 a 100 km/h – 12,3 s
0 a 1.000 m – 34, s – 148,36 km/h
Velocidade máxima – 150 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h – 4,9 s
D 60 a 100 km/h – 7 s
D 80 a 120 km/h – 10,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 14,3/25,5/58,4 m
Consumo
Urbano – 8,4 km/kWh
Rodoviário – 7,6 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx. – – / – dBA
80/120 km/h – 61,5/68,8 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 97 km/h
Volante – 2,7 voltas
Seu bolso
Preço básico – R$ 149.800
Garantia – 5 anos
Aceleração
0 a 100 km/h – 14,9 s
0 a 1.000 m – 36,9 s – 130,7 km/h
Velocidade máxima – 130,7 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h – 6,1 s
D 60 a 100 km/h – 9,4 s
D 80 a 120 km/h – 14,4 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 15,8/28,1/64,6 m
Consumo
Urbano – 12 km/kWh
Rodoviário – 9,4 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx. – – / – dBA
80/120 km/h – 60,6/74 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 97 km/h
Volante – 2,7 voltas
Seu bolso
Preço básico – R$
Garantia – 5 anos

Dolphin Mini é melhor que o Dolphin?

BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não, o novato não é melhor e isso, de certa forma, é o esperado pela hierarquia entre os produtos. Mas as limitações do Dolphin Mini podem representar uma vantagem para alguns clientes.

O consumidor que comprava o Dolphin apenas por ser mais barato, pode ter suas necessidades atendidas pelo Dolphin Mini pagando menos. O Dolphin Mini é um carro essencialmente urbano, como os hatch compactos com motor 1.0 são. Não é um carro para pegar estrada, onde o irmão maior fica um pouco mais à vontade por ser mais potente. É um bom segundo carro.

BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O BYD Dolphin, por sua vez, está mais para um hatch médio ou monovolume. É mais espaçoso e pode funcionar melhor como um carro de uso familiar. Nesse ponto, vale a pena pagar R$ 34.000 mais caro pelo carro maior. E não é improvável que a BYD faça alterações no pacote de equipamentos futuramente para compensar as faltas na comparação com o Dolphin Mini. Até porque são itens que existem no Dolphin Plus, que é mais potente ainda.

Ficha Técnica – BYD Dolphin Mini

Motor: elétrico, diant., transv., 75 cv, 13,8 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica, 9,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.) com recuperação de energia
Pneus: 175/55 R16
Dimensões: compr., 378 cm; larg., 171 cm; altura, 154 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.160 kg; porta-malas, 230 l
Bateria: fosfato de ferro-lítio, Blade 38,8 kWh, autonomia de 280 km (Inmetro)
Carregamento: tipo 2 (AC) a 6,6 kW; CCS2 (DC) a 40 kW

Continua após a publicidade

Ficha técnica – BYD Dolphin

Motor: elétrico, dianteiro, 95 cv, 18,4 kgfm
Bateria: íon-lítio, 44,5 kWh, 356 km de autonomia
Recarga: 30 a 80% em 7h a 3,3 kW, 3,5h a 7 kW, 25 min. a 60 kW
Câmbio: 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 195/60 R16
Dimensões: comprimento 412,5 cm; largura, 177 cm; altura, 157 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.405 kg; porta-malas, 345 litros

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.