O Toyota Corolla Cross estreou nos Estados Unidos no final de 2021 como o SUV mais barato da fabricante japonesa. Até então, contava apenas com o motor 2.0 aspirado com injeção direta e 171 cv, mas ainda era mais barato e completo que as unidades brasileiras.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A novidade agora é o lançamento do Corolla Cross Hybrid por lá, com direito a motores mais potentes e até tração integral, além de visual exclusivo bem diferente da versão convencional.
Na prática, a mecânica é idêntica a do Toyota Corolla Cross híbrido vendido na Europa. Ou seja, combina um motor 2.0 aspirado com o sistema híbrido de quinta geração da Toyota, que combina a ele um motor elétrico dianteiro de 111 cv, alcançando uma potência combinada de 198 cv. Mais que os 122 cv da versão híbrida nacional.
Nos Estados Unidos, todas os híbridos terão tração integral. Mas, em vez de um cardã atravessando o carro longitudinalmente, o impulso nas rodas traseiras vem de um motor elétrico traseiro de 42 cv. Esse motor é acionado apenas quando a tração 4×4 é necessária e não chega a ser somado à potencia total do SUV.
Por conta da maior demanda de energia, essa configuração mecânica também contempla baterias de lítio de maior capacidade. A Toyota declara aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. Considerando as medições dos EUA, o consumo combinado melhora de 12,7 km/l para 15,7 km/l na comparação com a versão convencional com tração integral. A versão com tração dianteira faz 13,6 km/l.
Ainda comparando com o Corolla Cross híbrido nacional, o norte-americano tem suspensão traseira multilink (compulsória, por conta da tração 4×4), mas não tem o quadro de instrumentos parcialmente digital que se tornou quase padrão por aqui. E a “marmita” do escape também é bem aparente por lá.
O que também chama atenção é a dianteira exclusiva, com grade menor e deslocada para baixo e para-choque completamente diferente. O logo da Toyota, com fundo azul, passa a ocupar a parte superior do para-choque.
Versões mais caras ainda têm faróis full-led e suspensão com acerto mais firme com a intenção de garantir uma condução mais esportiva. O Corolla Cross híbrido também contempla uma versão mais evoluída do Toyota Safety Sense, pacote de assistência ao motorista que passa a reconhecer pedestres, cruzamentos e passa a corrigir a direção em saídas de faixa.
Esta versão híbrida será produzida em território norte-americano, na fábrica da Mazda/Toyota no estado do Alabama. O lançamento por lá será no final do ano.