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Citroën Ami ganha primeiro facelift e está mais simpático do que nunca

Mudanças na dianteira colocaram um 'sorriso' na cara do compacto elétrico, que agora terá versão Buggy incorporada ao portfólio

Por João Vitor Ferreira
6 Maio 2025, 10h25
Citroen AMI
Além do novo visual, versão Buggy também entra para o catálogo definitivo (Divulgação/Citroën)
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Parece que foi ontem que apresentamos o Citroën Ami por aqui. Mas sua chegada já tem três anos e a marca decidiu que é hora de dar uma nova roupagem ao simpático microcarro.

O Ami está ganhando sua primeira reestilização, que é baseada no conceito mostrado durante o Salão do Automóvel de Paris, no ano passado. Além do visual novo, a Citroën também aumentou a oferta de versões, adicionando a versão Buggy ao catálogo, antes vendida apenas como uma edição especial. Ela será vendida junto às variantes para dois passageiros e a Cargo, utilitária com apenas um assento.

Citroen AMI
A Citroën quis formar um sorriso na nova dianteira do Ami (Divulgação/Citroën)

O Nuevelle (novo em francês) Ami tem pequenas modificações em sua carroceria. Os para-lamas agora são mais pronunciados. Junto dos novos vincos na parte superior, ajudam a dar um toque de robustez ao pequenino.

Citroen AMI
São três pacotes de cores disponíveis, que adicionam calotas e adesivos nas laterais (Divulgação/Citroën)

Como a peça que compõe a dianteira é a mesma da traseira — uma estratégia para reduzir custos de produção — as mudanças são válidas para ambas, e é nela que vemos as principais mudanças. Os faróis principais, agora estão mais altos e o Ami perdeu a barra preta que emoldurava o logo da Citroën e as luzes auxiliares.

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Citroen AMI
Os pacotes de cores são enviados junto com os carros e a personalização fica por conta do próprio comprador (Divulgação/Citroën)

Os faróis, junto do novo logotipo da marca foram alojados em uma mesma área em baixo relevo. De acordo com a Citroën, a ideia é formar um sorriso para expressar o lado jovial do carro.

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Quanto a versão Buggy, ela se diferencia por alguns detalhes que a deixam mais aventureira. O design é o mesmo, mas ele ganha barras de metal no lugar das portas e não tem teto fixo. Para dias frios ou de chuva, é possível fechar o teto com uma capota, enquanto portas de zíper são oferecidas como acessório.

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Citroen AMI
Citroën Ami Buggy (Divulgação/Citroën)

Outra diferença está no preço. O Ami Buggy custa 9.590 euros (aproximadamente R$ 61.435 na conversão direta), mas pode chegar aos 9.990 euros (R$ 63.997) na variante Buggy Palmeira, um pacote estético que adiciona adesivos amarelos e uma série de itens estéticos e funcionais, como tapetes, suporte para celular, caixas de arrumação e até o mascote Andy, um robô no estilo ‘bobblehead” fixado no painel.

Citroen AMI
Rodas de aço pintadas são um acréscimo da versão Buggy Palmeira (Divulgação/Citroën)

Já as versões padrão e cargo partem dos 7.990 euros (R$ 51.185). Quem quiser deixá-lo mais estiloso, pode optar pelos pacotes de cores, que elevam o preço para 8.390 euros (R$ 53.747).

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Citroen AMI
(Divulgação/Citroën)

São três pacotes de cores disponíveis: Spicy (vermelho), Icy (branco) e Minty (verde). Eles são entregues junto com o carro para serem instalados pelo próprio comprador. Eles são compostos por um jogo de calotas e um kit de adesivos para serem colados na base das portas e do vidro traseiro.

Citroen AMI
(Divulgação/Citroën)

A nova estética não altera as características mecânicas do Ami. Ele continua sendo equipado com um motor elétrico de apenas 8 cv, capaz de levá-lo a uma velocidade de até 45 km/h. As baterias de 5,5 kWh garantem autonomia de 70 km (WLTP) e levam três horas para serem carregadas.

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Citroen AMI
Versão Buggy Palmeira tem acessórios exclusivos como o robô Andy fixado no painel (Divulgação/Citroën)

Por essas características que o Ami é comparado a uma Scooter na Europa, dispensando CNH e podendo ser dirigido até mesmo por adolescentes a partir dos 14 anos (dependendo do país).

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Como não tem airbags, o Ami tem problemas para ser homologado para o uso nas ruas brasileiras, sendo classificado como um quadriciclo. Mas ele está sim disponível por aqui, porém seu uso é restrito para áreas fechadas, como condomínios ou fábricas.

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