Chinesa CATL lança bateria de carro elétrico mais barata com carga rápida
Primeira bateria LFP com recarga super rápida promete repor até 400 km de autonomia em apenas 10 minutos de recarga
Baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio), como as usadas pela BYD, têm boa durabilidade, são seguras e mais baratas que as baterias de íons de lítio convencionais, mas sua potência máxima de recarga dificilmente alcança os 100 kW. A maior fabricante de baterias do mundo, a chinesa CATL, anunciou que conseguiu superar essa barreira.
A empresa anunciou suas novas baterias LFT com carregamento super rápido. Chamadas de Shenxing, essas baterias seriam capazes de repor até 400 km de autonomia em apenas 10 minutos de recarga. A depender do carro no qual for aplicado, a CATL promete até 700 km de autonomia com uma carga completa.
Para alcançar esse resultado, a fabricante alterou a forma como combina os cátodos da bateria, otimizando a intercalação com os eletrólitos, reduzindo a resistência de transmissão de energia do lítio. É uma explicação complexa, mas o que importa é o aumento da velocidade do carregamento e da densidade, aumentando a autonomia dos carros elétricos.
Outra vantagem das baterias Shenxing é a possibilidade de manter a recarga rápida em uma maior amplitude de temperatura. Além disso, cada célula possui um controle para garantir que aqueçam rapidamente até a faixa de temperatura operacional ideal, permitindo uma carga de 0-80% em apenas 30 minutos em temperaturas tão baixa quanto -10°C, e também o máximo desempenho de aceleração abaixo de 0°C.
O que não se sabe ainda é como essa nova tecnologia afetará o custo dessas baterias, pois a grande vantagem das LFP, hoje, está no preço baixo. O custo por kWh de uma bateria LFP costuma 20% a 30% inferior a uma bateria NCM (Niquel-cádmio-manganês).
A CATL trata seu lançamento como a “inauguração da era da recarga rápida com baterias LFP”. A produção em série será iniciada no final de 2023, com o primeiro carro equipado com elas previst para ser lançado no primeiro trimestre de 2024.
Difícil é dizer a marca do carro que fará sua estreia: a CATL fornece para marcas tão diferentes quanto JAC e Tesla.